CROÁCIA
ZADAR
Zadar é uma cidade conhecida pelas ruínas romanas e venezianas do seu centro antigo, cercado por muralhas e com portões venezianos que são seus acessos. Ela fica na Dalmácia, uma faixa estreita da costa leste do Mar Adriático estendida desde ilha de Rab, ao norte, até a Baía de Kotor, ao sul, e coberta pela cordilheira dos Alpes Dináricos na Europa meridional abrangendo partes dos países: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Albânia, com inúmeras ilhas paralelas à ela.
Vajei de Dubrovnik chegando em Zadar no meio da tarde. As paisagens estavam espetaculares com o mar e os canais refletindo a branca e enorme Biovoko Mountain, a bela cordilheira.



A paisagem foi se transformando na medida em que o ônibus se aproximava de Zadar, mudando para um tom laranja-avermelhado.

CENTRO HISTÓRICO DE ZADAR
As primeiras evidências da vida humana na área atual de Zadar são desde o final da Idade da Pedra.
Um dos lados do centro histórico é cercado por altos muros com três portões de acesso e do outro, o mar.
Na estação rodoviária embarquei em um ônibus urbano que me deixou no portão da entrada principal do centro histórico.

Minha entrada na Cidade de Zadar, como em todas as que conheci na Croácia, foi surpreendente.
Ao passsar pelo portão, logo vi que seria mais um lugar onde eu sentiria prazer em estar.

Me enfeiticei com as ruas repletas de calçadas esbranquiçadas.
O Downtown Boutique Hostel foi perfeito para minha estadia na cidade.

Passei em frente à charmosa Universidade de Zadar antes de encontrar o Mar Adriático, onde caminhei pela orla até chegar no Órgão do Mar.

SEA ORGAN
Este é um instrumento musical que funciona por meio das ondas que chegam até a borda e ressoam através de tubos localizados sob um conjunto de grandes degraus de mármore.


Com a com a circulação dos barcos, as águas se movem mais rapidamente alterando e o tom musical do órgão do mar cria sons aleatórios e harmônicos.
GREETING TO THE SUN
Saudação ao Sol é um monumento que consiste em trezentas placas de vidro de diversas camadas colocadas no mesmo nível da orla. Em um círculo de vinte e dois metros de diâmetro com módulos solares fotovoltaicos por baixo, ele retém o calor do sol e à noite produz um show de luzes.

O Sea Organ e o Greeting to the Sun são dois monumentos fabricados em 2005 pelo arquiteto croáta Nikola Bašićm, como parte do projeto de redesenho da nova costa da cidade. Eles simbolizam a comunicação com a natureza. Enquanto um comunica com o sol, o outro se comunica com o mar, dia e noite formando um espetáculo.
FORO ROMANO
No século 9 aC. a cidade foi fundada como um assentamento da tribo conhecida como Iader. Seus sítios arqueológicos indicam que Zadar foi um grande centro naval no Adriático, uma conexão importante com a península balcânica e todos os povos que viviam atrás das montanhas. Foi nessa época que a cidade conseguiu seu Fórum Romano, monumentos, primeira igreja, termas e esgoto. Um aqueduto conduzia a água que chegava na cidade desde o lago Vransko, à 40 km ao sul de Zadar.
O marco de Zadar é o Foro Romano, criado no reinado do imperador Augusto.
É possível caminhar entre as pedras, pilares e outras partes dos antigos templos. Cada pedra tem sua própria história. Uma delas ainda está em sua posição original e com as correntes originais.
Dele se ouve o som do órgão do Mar localizado a menos de 500 metros de distância.

Frente ao foro Romano estão a Catedral de St. Anastásia, a Igreja de St. Donatus, o Convento de Santa Maria e além do moderno Museu de Arqueologia.



No mesmo ambiente tem um corredor onde artistas expõe suas obras para vender aos turistas

Perto de um dos portões de entrada do centro histórico encontrei uma charmosa feira de legumes, carnes e flores.



À esquerda da feira encontrei a 5 Wells Square, um largo que fica em uma das entradas do Queen Jelena Madijevka Park, um grande parque super arborizado com um café no seu centro.



No lado de fora do parque desci uma escadaria e cruzei o terceiro portão que se abriu para um canal com muitos barcos.


PLITVICE LAKES NATIONAL PARK
No terceiro dia visitei o lugar que me levou à esta viagem para a Croácia.
Fica a dica!!!

Durante uma semana na costa da Dalmácia visitei quatro lugares incríveis: Trogir, Split, Dubrovnik e Zadar, inclusive cruzando a Biovoko Mautain até chegar no Plitvice Lakes National Park, o lugar escolhido por mim e que me presenteou com a felicidade de conhecer a bela Croácia.
