CROÁCIA
DUBROVNIK
Dubrovnik é uma cidade no sul da Croácia, na Dalmácia, uma faixa estreita da costa leste do Mar Adriático estendida desde ilha de Rab, ao norte, até a Baía de Kotor, ao sul, e coberta pela cordilheira dos Alpes Dináricos na Europa meridional abrangendo partes dos países: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Albânia, com inúmeras ilhas paralelas à ela.

BIOKOVO MOUNTAIN
Ao longo da estrada, que me levou de Split para Drubrovinik, assisti belíssimas paisagens. De um lado está a segunda cordilheira mais alta da Croácia, Biokovo Moutain, e do outro, as ilhas que cercam a Croácia, no Mar Adriático.



Esta foi uma viagem contemplada por paisagens exuberantes, pela mescla das montanhas de calcário, a densa vegetação e o azul especial do mar adriático.


Para entrar na peínsula de Dubronik foi preciso passar por esta ponte estaiada.

CENTRO HISTÓRICO DE DUBROVMICK
Logo que cheguei na estação rodoviária, me dirigi ao portão de entrada principal do centro histórico, cercado por uma muralha de pedra.

Logo que cheguei, deixei minha mochila no quarto, peguei o mapa e desci a ladeira em direção à entrada do grande muro que cerca a cidade histórica, com sua parte maior cercada pelo mar e a menor pela terra, como mostra o mapa.



A cidade histórica é formada por uma parte plana e outra em ladeira. As escadarias e os estreitos corredores labirínticos me fizeram sentir como se estivesse na Idade Média.
No hostel Villa Angelina Old Town, passei uma noite. Ele funciona com várias casas em lugares diferentes da ladeira.
AS MURALHAS DE DUBROVNIK
Uma muralha de pedra, que circunda o centro histórico, foi construída durante os séculos XIV-XV com paredes reforçadas, 3 torres circulares e 14 quadrangulares, 5 baluartes, 2 fortificações angulares e a grande fortaleza São João.
Caminhando por cima dos seus muros, pude contemplar os telhados vermelhos, o mar Adriático, a Lokrum e a cordilheira Biokovo Moutain.


A muralha tem um percurso de aproximadamente 2km e atinge uma altura máxima de cerca de 25 metros.
Dubrovnik está na lista da UNESCO de Patrimônios da Humanidade, considerada como um dos grandes sistemas de fortificação da Idade Média.


LOKRUM
Esta é a ilha no Mar Adriático, que fica à 600 metros de Dubrovnik e com serviço regular de ferry.
O mosteiro e o jardim botânico podem ser visitados. No ponto mais alto da ilha, a 96 metros acima do nível do mar, está o Fort Royal Castle, construído pelos franceses durante a ocupação de Napoleão na Croácia. Mais tarde, chamado pelos austríacos de "Torre do Maximiliano".

FORT LOVRIJENAC
A Fortaleza de São Lourenço, que se encontra fora das muralhas e que resistiu ao domínio veneziano, é um ícone de Dubrovnik.

Estes são os longos corredores e escadarias que me levaram para cima e para baixo através da muralha.


Presenciei o maravilhoso grand finale deste passeio em cima da muralh,a quando o sol estava se pondo.

Com edifícios em estilo renascentista e gótico, o centro histórico conta com inúmeros pontos de visitacão. Repleto de lojas e restaurantes, por ele circulam apenas pedestres.


SPONZA PALACE
Na rua principal, me dirigi até seu final onde encontrei o Museu Sponza Palace. O edifício serviu para uma variedade de funções públicas como tesouraria, banco e escola, incluindo estância aduaneira.

GUNDULIC SQUARE
Enquanto caminhava pelas ruas de pedra polida, encontrei o mercado aberto que antigamente era um ponto de parada dos moradores durante as compras, hoje é um ponto turístico.
Em frente, no único mercadinho do centro histórico, fiz as compras para meu jantar.


CORREDORES DE DUBROVNIK
O centro histórico é formado por uma larga rua principal e algumas paralelas de largura média. Estreitos corredores encontram com elas formando praças.
Foi uma experiência interessante caminhar por estes corredores repletos de lojas de souvenires e restaurantes.




CHURCH OF SAINT BLAISE e a PRAÇA LUIZA
A Dubrovnik Cathedral é um dos principais pontos turísticos. Está localizada na praça Luíza, usada para a cerimônia de abertura do Festival de Verão de Dubrovnik.

Durante uma semana na costa da Dalmácia visitei quatro lugares incríveis: Trogir, Split, Dubrovnik e Zadar, inclusive cruzei a Biovoko Mautain até chegar no Plitvice Lakes National Park, o lugar que me presenteou com a maior felicidade de conhecer a bela Croácia.
