REPÚBLICA CHECA
PRAGA, capital
Charmosa, a a capital da Czech Republic é o destino perfeito para os turistas que desejam mergulhar em um mar de belezas.
Você pode passar o dia inteiro explorando a cidade, pois nela tem muito para se ver: castelos, torres, pontes, teatros, museus, obras arquitetônicas belíssimas, ruas encantadoras repletas de lojas charmosas e, no final do dia, descansar jantando em uma taberna tcheca clássica em algum dos porões de Praga, nos lugares mais inusitados da cidade, assim como, encontrar abrigo em um dos pubs que transbordam história, para desfrutar a Becherovka, uma bebida Checa tradicional que serve também como auxílio digestivo, produzida em Karlovy Vary, pela empresa Jan Becher.
Assim é Praga... Uma delícia de cidade! Ela é tão grande que, depois de seis dias, percebi que não conseguiria conhecer tudo o que havia programado.

CHEGANDO EM PRAGA
Cheguei em Praga à noite e, ainda no avião, conheci uma praguense que me acompanhou de ônibus e metrô até a estação Malostranská, que ficava perto da minha hospedagem, ao lado oeste do rio Vitava. Ela foi muito amável e indispensável para a minha tranquilidade, pois eu estava tensa por usar um transporte público à noite. Além do mais, ganhei uma amiga!
Euplanejava ir de táxi para evitar o desconforto e pagaria 20 euros. Desta forma acabei economizando umas boas Coroas Checas, gastando apenas 4 euros.
O hostel ficava à 5 minutos da estação de metrô e, como já era quase meia noite eu estava amedontrada. Busaquei informação com um jovem, que estava com uma criança no colo, sobre o caminho para meu hostel. Quando perguntei se havia perigo em caminhar à noite ele riu e disse: fica tranquila, você está em Praga!
Caminhei ligeirinho até lá e tudo deu certo!


E como é o Mango Hostel? Hummm... Mais ou menos, com uma cozinha sem ventilacão no subsolo do edificio. Como havia planejado, fiquei quatro noites lá e depois me mudei para o Hostel Ananás, que fica no outro lado do rio, no lado leste de Praga, onde fiquei mais duas noites. Ele é super bem localizado!
PRIMEIRO DIA EM PRAGA
No dia seguinte eu estava encantada com as ruelas daq linda cidade! Saí para conhecer os arredores do hostel e logo dei de cara com a Mostecka, uma rua repleta de turistas e lojas de souvenires. Também com alguns carros antigoesperando para levar turístas passear em Praga.


Havia muita gente por lá. E também muitas galerias de arte e restaurantes nas calçadas.


A rua Mostecka é um lugar encantador, com edificações de época, coloridas e conservadíssimas.

No final da rua Mostecka tem uma subida à direita, em direção ao Castelo de Praga, onde apreciei uma das incríveis vistas da cidade.

PRAGUE CASTLE
O Castelo de Praga é o escritório oficial do Presidente da República Checa. Ele era o lugar dos reis da Boêmia, imperadores do Sacro Império Romano e presidentes da Tchecoslováquia, hoje dividido em dois países: Republica Checa e Eslováquia.

COMPLEXO PRAGUE CASTLE
No complexo do Castelo de Praga se encontra uma variedade de edifícios maravilhosos e uma linda praça ao redor da Vitus Cathedral, na qual tem uma feira com diversas tendas vendendo alimentos e souvenires. Vale lembrar que o lugar é lotado de turistas.



COMIDAS TÍPICAS
Quase todas as comidas típicas em Praga são feitas com carne e batata.



TRDELNIK
Foi nesta praça que eu provei meu primeiro Trdelnik. Uma massa doce maravilhosa! Um típico doce checo com sabor e textura que eu havia experimentado. Sempre que vejo estas fotos fico com água na boca! Também pode ser recheado com algum creme, mas desta vez, eu preferi pegar só a massa para conhecer seu sabor.


ST. VITUS CATHEDRAL
Dentre as edificações do complexo Castelo de Praga está a St. Vitus Cathedral, uma catedral metropolitana católica romana, a sede do Arcebispo de Praga.



ST. VITUS CATHEDRAL
Muitas edificações que se encontram dentro do complexo Castelo de Praga são: St. George's Basilica, Empress Maria Theresa Entrance, Museum and Lobkowicz Events Management, entre outras.



Antes de descer a longa escadaria para sair do complexo Castelo de Praga, parei para contemplar a cidade do alto para tentar entender sua conformação.


Na descida encontrei alguns artistas e parei para contemplar as artes e ouvir a boa música.


MONUMENTO AOS SOLDADOS MORTOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
No final da escadaria que desce do complexo Castelo de Praga me deparei com este belo monumento.

Cruzando a Mánes Bridge avistei a Čech Bridge e a Charles Bridge.


Logo que cruzei a Mánes Bridge passei em frente à Czech Philharmonic, à esquerda, e pela marina, à direita.



Depois dobrei à direita na rua Kizoviniska e retornei para o hostel pela ponte Charles Bridge. aquela que citei anteriormente.
Para mim foi um dia de agradáveis descobertas em Praga.


SEGUNDO DIA EM PRAGA
No meu segundo dia em Praga, saí logo de manhã para novamente cruzar a Charles Bridge e conhecer a costa do rio em direção ao sul. Eu queria muito conhecer a Dance House, uma arquitetura contemporânea do Frank Gehry, um dos arquitetos mais famosos do mundo.
CHARLES BRIDGE
Charles Bridge é uma ponte histórica que cruza o rio Vltava. Sua construção começou em 1357 e terminou no início do século XV. Ela tem euase 10 metros de largura e foi construída com 16 arcos protegidos. Com duas torres no lado do Bairro Lesser e uma no lado da Cidade Velha, é considerada como um dos mais impressionantes edifícios de estilo gótico civil do mundo. A ponte é decorada por 30 estátuas, na maioria delas em estilo barroco.



Ela é abarrotada de artistas, mas tambem de turistas.


Logo depois da ponte, à direita, passei pelo Carlovi Lazne Shopping center, uma galeria cheinha de lojas de souvenires. Seguin pela calçada ao sul, na beira do rio Maldova.

Enquanto caminhava pela calçada avistei a Charle Bridge e pude contemplar uma grande parte dos arcos que a estruturam.

BEDRICH SMETANA MUSEUM
Perto da bela ponte se encontra o Bedrich Smetana Museum, um museu dedicado à vida e obra do famoso compositor tcheco Bedřich Smetana (1824–1884).

LEGION BRIDGE
Mais adiante passei pela Legion Bridge, uma ponte histórica que também cruza o rio Maldova. Ela foi construída em homenagem à Legião Tchecoslovaca, voluntários checos e eslovacos que serviram em exércitos durante a Primeira Guerra Mundial e a Guerra Civil Russa.


PRAGUE NATIONAL THEATRE - EDIFÍCIO HISTÓRICO
O Teatro Nacional de Praga pertence às mais importantes instituições culturais checas, com uma rica tradição artística, que ajudou a preservar e desenvolver as características mais importantes da nação: o idioma e o sentido de um pensamento musical e dramático checo.
Hoje, o Teatro Nacional é composto por três conjuntos artísticos: a ópera, o balé e o teatro. Eles se alternam em suas performances no edifício histórico do Teatro Nacional, no Teatro das Estates e no Teatro Kolowrat. Os três conjuntos artísticos selecionam seu repertório tanto do patrimônio clássico quanto dos autores modernos.
Eu queria muito assistir a ópera Piaf, que estava tendo naquele dia, mas estava lotado. Mesmo assim, eles não aceitam cartão e nem euros, só moeda local.


ŽOFIN PALACE
No meio do rio Maldova tem ilhazinhas com acesso ao longo do rio. A Slovansky Ostrov encontra-se o Žofín - concert hall, um local tradicional para bailes e concertos.

CASA DA DANÇA
Foi entranho encontrar a Casa da Dança do arquiteto Frank Gehry e descobrir que ela não é uma escola de dança, e sim um hotel. O edifício parece uma bailarina.

Eu gostaria de ter conhecido os apartamentos, mas não me deixaram entrar, estavam todos ocupados. Entrei no saguão do hotel e fui direto ao ático, onde tem um restaurante-cafeteria e uma vista espetacular da cidade de Praga.


VISTA DA ST. VITUS CATHEDRAL
A St. Vitus Cathedral aponta firmemente para o céu de Praga, valorizando a paisagem.

STRELECKY OSTROV
Em um caminho diferente, na volta cruzei a Legion Bridge e parei para contemplar a Strelecky Ostrov, diretamente da superfície do rio Vltava. Um parque romântico, escondido, na sombra de árvores maduras, que encanta os visitantes com a sua atmosfera antiga e vistas excepcionais da cidade.
Ocasionalmente celebrações, concertos, festivais ao ar livre e vários outros eventos culturais são realizados neste parque.


A Legion Bridge passa por cima dela e tem um elevador ao ar livre para acessar o parque.


TERCEIRO DIA EM PRAGA
Observei que em Praga não tem supermercados de fácil acesso. Acabei comprando meus mantimentos para as refeições em um mercado polonês.
Neste dia visitei o Lennon Wall, mas antes parei em uma feirinha no caminho. Praga está perfeita para o turismo. Em todos os lugares por onde eu passei havia uma história para ser apreendida, assim como este muro cheiro de cadeados presos nele.



LENNON WALL
Lennon Wall é um muro que desde os anos 80 vem sendo pintado com grafites inspirados em John Lennon e trechos de letras das canções dos Beatles.
Em 1988, este muro foi uma fonte de irritação para o regime comunista de Gustáv Husák, quando jovens checos escreviam nele suas queixas, causando um confronto entre centenas de estudantes e policiais de segurança na Charles Bridge, que fica perto dali. O movimento que esses estudantes seguiram foi descrito ironicamente como "lennonismo" e as autoridades tchecas descreveram essas pessoas variadamente como alcoólatras, mentalmente desordenadas, sociopatas e agentes do capitalismo ocidental.
Mesmo quando o muro foi repintado por algumas autoridades, no dia seguinte ele estava novamente cheio de poemas e flores. O muro sofre continuamente mudanças e o retrato original de John Lennon ficou sob camadas de tinta nova. O muro representa um símbolo de ideais globais como amor e paz.



Depois de visitar o Lennon Wall cruzei novamente a Charles Bridge para conhecer o outro lado do rio Vitava, com muitas atrações turísticas, belos prédios, galerias de arte e praças.


Praga é uma cidade com desenho irregular. É possível se perder caminhando pelas suas ruas, mas o legalmesmo são as surpresas.
A cada 50 metros a gente dá de cara com um lugar diferente e, todos muitos lindos.
Aproveito para mostrar que em Praga tem muitas pessoas pedindo ajuda pelas ruas. O que chamou minha atenção foi a postura em que todos eles se colocam. Agarchados e com cabeiça baixa, levantam somente para agradecer quando recebem dinheiro.


ORLOJ
Neste largo se encontra o famoso relógio de Praga, o Orloj. Não pude conhecer e nem fotografar, pois estava em reforma.
A parte mais antiga do Orloj é o mostrador astronómico, datado de 1410, feito pelo relojoeiro Mikuláš de Kadaň que mais tarde tornou-se professor de matemática e astronomia na Charles University.



OLD TOWN SQUARE
O Relógio de Praga fica na esquina da Old Town Square onde se encontra a Kostel Matky Boží před Týnem, a principal igreja. Ela é a reconstrução de uma antiga Igreja Gótica chamada de Nossa Senhora antes de Týn, que começou no século XIV no estilo gótico tardio.
Nesta mesma praça está a igreja barroca St. Nicholas' Church e uma feira ao ar livre com diversos corredores de tendas de comidas, souvenires e um palco para apresentações típicas de dança Checa.



ESPETÁCULO DE DANÇA NA OLD TOWN SQUARE
Eu estive na Old Town Square na semana santa quando aconteciam espetáculos especiais com grupos de danças checa.
SAINT NICHOLAS CHURCH
A Igreja de São Nicolau é uma igreja barroca. Assisti um relaxante evento de música intrumentada pelo órgão da igreja e cantada por uma cantora de ópera.



GALERIAS DE PRAGA
Uma das coisas que me encantou em Praga foram as inúmeras galerias que encontrei, das antigas às modernas. Além das obras de arte tem cafés e restaurantes.



MUSEUM OF TORTURE
É possível encontrar pequenos museus nas galerias, como o Museu da Tortura.


POWDER TOWER - HYBERNIA THEATRE - CÂMARA MUNICIPAL
No Old Town tem a Torre da Pólvora, um dos 13 portões da cidade original, o Hybernia Theatre e a Câmara Municipal onde ficava localizado o palácio da Corte Real.



UM PASSEIO A NOITE EM PRAGA
Neste final de dia caminhei pelas ruelas no velho centro de Praga e pude perceber uma beleza extraordinária através das sombras causadas pela iluminação noturna.


PASSANDO POR GALERIAS DE ARTE
Nada mais lindo do que passear a noite por galerias com artes expostas nas paredes. Um encanto de passeio!!!


QUARTO DIA EM PRAGA
Mais um dia visitando a maravilhosa Praga! No amanhecer fui direto ao Bairro Judeu conhecer a mais velha Sinagoga e Praga, passando primeiro pelo Museu de Arte Decorativa, um edificio Neo Renascentista que dedica-se a demonstrar a originalidade e a diversidade das artes e ofícios.


NEW-OLD SINAGOGUE
Em Praga estão os mais valiosos monumento judaicos da Europa: o Cemitério Judeu, o Museu Judaico, a Sinagoga Velha-Nova e várias outras sinagogas,


JERUSALEMER SYNAGOGUE
Projetada em estilo renascimento mourisco com decoração Art Nouveau, especialmente no interior, foi recentemente renovada e ainda serve fins religiosos. Chamada de Sinagoga de Jerusalém desde que a Tchecoslováquia se tornou independente em 1918.



No bairro judeu, o local onde o famoso escritor Franz Kafka passou a maior parte da sua vida, eu avistei a estátua de bronze que representa o homem sem cabeça com Kafka sentado nos seus ombros. Com mais de 3,5 metros de altura, diz-se que é inspirado no conto "Beschreibung eines Kampfes" do autor.

METRONOMO
Depois de visitar a Jerusalemer Synagogue, fui para o outro lado do rio ver o relogio que fica no alto do Letna Park.
Seu metrônomo mede 23 metros de altura, erguido em 1991.

Do alto do Letna Park e possivel ter esta vista maravilhosa da cidade de Praga.

HANAU PAVILION
Na orla da planície de Letná, em Praga, com vista para o Rio Maldova e a Cidade Velha, ficam vários edifícios notáveis da Belle Époque, quando Praga esperava se tornar a Paris do Oriente. Uma dessas estruturas é o Hanau Pavilion, um edifício parecido com uma igreja de ferro fundido e tijolos construídos para demonstrar o desenvolvimento dinâmico da indústria boêmia.
Este é o mais puro Art Nouveau! para ser admirado em Praga.

DESFRUTANDO O POR DO SOL
Ao descer o Letna Park e retornando para o hostel para descansar, cruzei por este secreto local e parei para apreciar a vista maravilhosa e ver as pessoas alimentando os cisnes.


QUINTO DIA EM PRAGA
Chegou o dia de trocar de Hostel!!! Ainda cedo sai caminhando com minha mala pela cidade em direção ao Hostel Ananas. No passeio desde a cidade velha ate a cidade nova muitos detalhes chamaram minha atenção, como este tapume que encobria uma construção e que atuava como uma obra de arte. Os curiosos podiam espiar para ver o que havia do outro lado. Achei a ideia genial!

KARLSTEJN CASTLE
Depois de me acomodar no novo hostel me dirigi ao Prague Main Railway Station para pegar o trem e visitar o Karlštejn Castle, localizado cerca de 30 quilômetros a sudoeste de Praga, um dos castelos mais famosos e visitados com mais freqüência na República Tcheca.
Uma longa e ingrime subida é necessario para chegar no castelo, repleta de lojas de suvenires e comidinhas tipicas, o que tornou a subida mais leve porque fui parando para ver as coisas e descansar.


Quando me perguntam se vale a pena ver este castelo eu digo que não foi uma visita interessante, pois eu cheguei no alto tão cansada que não tive vontade de conhecer o interior do Karlstejn Castle. De qualquer forma valeu o passeio de trem, a caminhada até o alto e as diferentes paisagens desta aventura.

PATIO DO KARLSTEJN CASTLE
Aproveitei que estava dentro do patio e passeei um pouco por la, depois de descansar e claro!
O Castelo Karlštejn é um grande castelo gótico fundado em 1348 por Carlos IV, Sacro Imperador Romano e Rei da Boêmia. Serviu como local para guardar as vestes imperiais, bem como as jóias da coroa da Boêmia e da República Tcheca, as relíquias sagradas e outros tesouros reais.

WENCESLAS SQUARE
No final do dia eu estava chegando em Praga. No caminho para o hostel passei pela Wenceslas Square, uma linda praça onde acontecem diversas atividades.
Ela tem a forma de um retângulo muito longo (750 m). Numa das pontas da rua tem o grande neoclássico Czech National Museum. A outra vai ate a fronteira entre a Cidade Nova e a Cidade Velha.



Wenceslas e repleta de edificios nobres e charmosissimos.



SEXTO DIA EM PRAGA
Neste dia eu me sentia exausta de tanto caminhar, tirei o dia para uma visitar museus.
MUSEUM OF DECORATIVE ARTS IN PRAGA
Fundado em 1885, o Museu de Artes Decorativas de Praga esta instalado em um edifício neo-renascentista construído entre 1897 e 1899 pelo arquiteto Josef Schulz.
Suas ricas coleções incluem artes decorativas e trabalhos de design que vão desde a antiguidade tardia até os dias atuais, com foco em objetos europeus, especialmente artes e artesanato criados nas terras boêmias. O impressionante interior da exposição permanente, “Histórias de Materiais”, oferece aos visitantes uma excursão pela história e desenvolvimento das artes decorativas nas disciplinas de vidro, cerâmica, artes gráficas, design, metal, madeira e outros materiais, além de objetos como jóias, relógios e relógios, têxteis, moda, brinquedos e móveis.



SMALL WORLDS
O edificio é uma obra de arte por si só. Passei por diversas sessões, mas uma chamou minha atenção: as casas em miniaturas chamadas de Pequenos Mundos.


Havia uma sessão com videos, desenhos e fotografias da historia da construção de Praga. Nela compreendi a extensão da cidade.


MUCHA MUSEUM
Dedicado à vida e obra do aclamado artista tcheco Alphonse Mucha (1860 - 1939), o Museu do Mucha de Art Nouveau foi aberto ao público em 1998.
Também inclui a Loja do Museu, que oferece uma seleção exclusiva de presentes e cartazes com motivos Alphonse Mucha.


