CROÁCIA
TROGIR
Trogir é uma cidade servida de um porto na Dalmácia, uma faixa estreita da costa leste do Mar Adriático estendida desde ilha de Rab, ao norte, até a Baía de Kotor, ao sul, e coberta pela cordilheira dos Alpes Dináricos na Europa meridional, abrangendo partes dos países: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Albânia, com inúmeras ilhas paralelas à ela.
Situado em uma pequena ilha que liga o continente à outra ilha através de pontes, seu centro histórico, em arquitetura veneziana, foi colocado na lista do locais de patrimônio mundial da UNESCO.

Meu vôo chegou às 23:15 no Split International Airport onde conheci dois jovens Croátas e com eles fui de táxi até a entrada do centro histórico, onde não cruzam carros.



CATEDRAL DE SÃO LOURENÇO
O hotel fica perto da Catedral São Lourenço, em uma praça super valorizada. Na manhã seguinte assisti a missa e caminhei pelo centro histórico.


Minha estadia em Trogir foi ótima. Me empolguei com as construcões medievais. O contato com os materiais utilizados nas edificações provocou em mim uma alegria imaginando a vida do povo naquele lugar que acredito ter sido acolhedor, apesar das dificuldades da época.





Trogir ficou mais linda para mim quando descobri que havia algo especial esperando por mim do outro lado do centro histórico: um calçadão na beira do mar para passear e curtir a paisagem.

Palmeiras enfeitam lindamente. Barcos se movimentavam enquanto eu observava os turistas.
No final do calçadão, encontrei a Tower Kamerlengo Trogir, um castelo construído em meados do século XV, que hoje é usado como local para espetáculos de verão.


A tarde, com a mochila nas costas, passei por uma pequena ponte que separa a cidade nova da cidade histórica.

Novas paisagens surgiram quando cruzei a ponte e caminhei até o porto.


Embarquei em direção à Split e amei curtir o Mar Báltico azul repleto de paisagens interessantes.



A viagem durou uma hora. Curti os pássaros que sovrevoavam o barco e pousavam no mar, assim como o balançar do barco pelas pequenas ondas que se formavam com vento.
Ao longe avistei a Biovoko Mountain, conformando um cenário para a cidade de Split, que de perto me surpreendeu com sua beleza.

Durante uma semana na costa da Dalmácia visitei quatro lugares incríveis: Trogir, Split, Dubrovnik e Zadar, inclusive cruzei a Biovoko Mautain até chegar no Plitvice Lakes National Park, o lugar que me encheu de felicidade por conhecer a bela Croácia.
