top of page

LITUÂNIA

 

VILNIUS, capital

O significado da expressão PAÍSES BÁLTICOS refere-se à EstôniaLetônia e Lituania. Essas três nações integraravam a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e, com suas independências em 1991, passaram para Estados autônomos.

De acordo com a lenda, o Grande Duque Gediminas caçava na floresta sagrada perto do rio Vilnia quando caiu em sono profundo e sonhou com um enorme lobo de ferro em pé sobre uma colina. O sacerdote que interpretou disse: O lobo de ferro representa a cidade que você deverá estabelecer neste sítio. Obedecendo à vontade dos deuses, Vilnius foi construída como a capital da Letônia.

 

DO AEROPORTO PARA A CIDADE

A neve cobria a pista na minha chegada em Vilnius.

 

O PRIMEIRO DIA EM VILNIUS

Me instalei no Fabrika Hostel & Gallery, um lugar que super indico!!! Ele se encontra ao lado do Old Town, limpinho, aconchegante e tem um pessoal bem atencioso.

Logo fui passear e nevava muito quando cruzei o parque Tauro Kin.

 

SANTO MIGUEL E SANTO CONSTANTINE

Šv. Konstantino ir Michailo cerkvė é uma igreja ortodoxa russa construída em 1913 que incorpora os estilos arquitetônicos de Rostov e Suzdal.

 

A capital da Lituânia é conhecida por sua arquitetura barroca. Seus edifícios refletem diversos estilos e eras, desde a Catedral neoclássica de Vilnius até a Igreja gótica da Santa Ana.

LIETUVOS NACIONALINIS OPERO IR BALETO TEATRAS

No Teatro Nacional da Ópera e Ballet da Lituânia assisti o ballet Romeu e Julieta apresentado pelo Department of The National M.K.Čiurlionis School of Arts. Fiquei  maravilhada com a beleza dos movimentos do ballet russo, expansivos, alegres e teatrais, além do teatro ser lindo, principalmente no seu interior.

 

SEGUNDO DIA - PASSEIO EM TRAKAI

Cedinho da manhã embarquei no ônibus que me levou até a Vilnius Station e depois em um micro ônibus para chegar ao distrito de Trakai onde caminhei 2km até o Trakai Castle. Apesar do frio e da neve, valeu a pena caminhar até lá. Passei por diversos lugares interessantes com casas, bares, restaurantes, igrejas e parques.

 

O caminho é repleto de casas de madeira.

 

Cruzei por cafeterias e restaurantes charmosíssimos e convidativos. O frio estava intenso na beira do o Lago Galvé.

TRAKAI CASTLE

O Trakai Castle está situado numa pequena ilha. Sua construção, iniciada no século XIV por Kęstutis, foi um dos principais centros do Grão-Ducado da Lituânia.

Para chegar ao castelo é necessário cruzar uma ponte de madeira sobre o Lago Galvé, congelado, ligando a península à uma pequena ilha.

 

Da pequena ilha é possível avistar oTrakai Castle escondido na natureza branca.Outra ponte de madeira liga a ilha ao castelo.

O Castelo é formado por vários edifícios, uma torre de 6 andares, três grandes torres defensivas e portões.

 

Caminhos e escadarias estreitas e obscuras tornaram o passeio pelo interior interessante, mas de difícil a mobilidade. Também causou uma sensação de estar na Idade Média.

 

Seu interior é muito bonito, construído em alvenaria em uma bela estrutura de tijolos à vista.

 

Depois de visitar o interior doTrakai Castle, caminhei ao seu redor e escutei um som que segregou de dentro do meu coração e me fez sentir em profunda paz.

 

 Na volta caminhei pelo lago congelado, outro momento excitante.

 

Namorados, crianças, cachorros e esquiadores brincavam no gelo.

 

A caminhada de volta para a estação de ônibus estava tranquila.

 

ESTAÇÃO DE ÔNIBUS DE TRAKAI

Na volta para Vilnius eu estava ansiosa para conhecer o Old Town.

 

GELEZINKELIO STOTIS 

Cruzei em frente à estação de trem Gelesinkelto Stotis

 

HALLE MARKET

No caminho para o Old Town passei pelo Halle Market. A maioria dos seus produtos são carnes. Também tem uma pequena parte com frutas e legumes.

 

AUSROS VARTY

Old Town foi murado antes do século XVIII, quando portões de entrada foram construídos como fortificações defensivas. Haviam dez portões, mas apenas este permane em pé.

GINTARO SKULPTURY MUZIESJUS e CHURCH OF ST. CASIMIR

Logo atrás do portão tem o Gintaro skulpturų muziejus.

Mais adiante está a Church of St. Casimir, a primeira e a mais antiga igreja barroca de Vilnius, construída no início do século XVII.

LIETUVOS STACIATIKIU ARKIVYSKUPIJA

Atrás deste portal cor de rosa encontrei a arquidiocese ortodoxa de Vilnius, uma igreja simples por fora e cheia de detalhes em seu interior.

VILNIUS TOWN HALL

Nesta praça seca está a atual Câmara Municipal de Vilnius, um centro comercial de eventos reconstruído em estilo neoclássico no final do século XVII.

Ele acolheu durante séculos mercados e feiras, artistas, saltimbancos e artesãos. O espaço da praça é usado para grandes feiras anuais como a de Kaziukas fair, realizada lá todos os anos.

Noo Natal ela é o lugar da grande árvore. Vários concertos e outras atrações são nela organizadas, bem como celebrações em datas oficiais.

IGREJA ORTODOXICA RÚSSIA DE ST. NICHOLAS 

Este santuário gótico ortodoxo foi construído em 1514. No século XVIII foi danificado pelo fogo e restaurado em estilo barroco tardio. Mais tarde foi remodelado no estilo bizantino russo e, apesar das mudanças, vários elementos góticos permaneceram na fachada e no interior.

SAINT PARASCEVE ORTODOXIC CHURCH

Segundo a lenda, St. Paraskeva foi construída no local do templo pagão Ragutis. Entre tantos fogos e guerras, ainda passando de igreja para galeria de arte folclórica lituana, ela foi devolvida e reconstituída como Igreja Ortodoxa em 1990.

HORA DO CAFÉ

Estava anoitecendo quando encontrei a Caffeine, um Café Livraria. Também aproveitei para ler e observar um pássaro perdido voando dentro.

HORA DE VOLTAR PARA O HOSTEL

Minhas pernas estavam doendo de caminhar na neve, mas ainda andei pela rua Gedimino até chegar no hostel, quando aproveitei para conhecer um pouco da noite iluminada de Vilnius e fazer umas compras para meu jantar.

TERCEIRO DIA EM VILNIUS

Eu estava no elevador panorâmico no Fabrika Hostel & Gallery quando vi que ainda havia neve no chão da cidade. Caminhei pela rua Gedimino até a Vilnius Cathedral, passando pelo Carré Bar & Lounge e pelo Lithuanian National Drama Theatre.

VILNIUS CATHEDRAL - STEBUKlA PLYTELÉ MAGICAL BRICK - VILNIAUS ARKIKATEDROS VARPINÉ - MONUMENT TO GRAND DUKE GEDIMINAS

Os quatro monumentos estão no grande calçadão, o lugar mais importante da cidade, o coração da vida espiritual católica na Lituânia. 

A Torre do sino compõe com a Catedral. O stebukla é famoso por suas propriedades mágicas. Diz a lenda que é para ficar em cima dele, sonhar com algo e dar uma volta de 60 graus que o sonho se realizará. Espero que o meu se realize!!!

 

A estátua é do Gediminas, um dos governantes mais famosos da Lituânia.

LIETUVOS NACIONALINIS MUZIEJUS

O Museu Nacional da Lituânia, 1952, abrange várias estruturas significativas, além de uma ampla coleção de materiais e artefatos escritos. Também organiza as escavações arqueológicas na Lituânia.

GEDIMINAS CASTLE TOWER - VRVSKIAI LIBRARY OF THE LITHUANIAN ACADEMY OF SCIENCES 

A torre é a parte restante do Castelo Gediminas, um importante símbolo histórico do país. É possível subir nele e ter uma vista da cidade.

A Biblioteca Wroblewski da Academia de Ciências da Lituânia é uma instituição cultural, científica e educacional.

NERIS RIVER

No Neris River é possível ver um pouco da nova Vilnius.

UM PASSEIO AGRADÁVEL PELO KALNY PARKAS

Depois de contemplar a paisagem do rio Neris, passei pelo Kalny Parkas, cruzei em frente ao Museu de Artes e Design, caminhei às margens do Rio Vilnea, circundei o morro da torre do Castelo Gediminas e passei em frente ao Palácio do Grande Duque da Lituânia.

THREE CROSSES

Conta a lenda que sete frades franciscanos foram decapitados em cima desta colina chamada Three Crosses. O monumento foi construído em 1989 tornando-se um símbolo, parte integrante do horizonte da cidade.

ST. ANNE`S CHURCH

A Igreja de Santa Ana é católica romana, situada às margens do rio Vilnia, um exemplo proeminente dos estilos Flamboyant Gothic e Brick Gothic.

 

Ela é um marco proeminente no Old Town. Colaborou para que o distrito fosse incluído na lista dos sites do Patrimônio Mundial da UNESCO.

UZUPIS

Džupis, que significa 'O outro lado do rio' é um bairro em Vilnius, grande parte localizado no Old Town. Ele é popular entre os artistas e foi comparado com Montmartre em Paris e Freetown Christiania em Copenhague, devido à sua atmosfera boêmica.

UZUPIS ART INCUBATOR

Art Incubador é um lugar cheinho de obras de arte que fica na entrada de Džupis.

PRIE ANGELO

No Prie Angelo experimentei uma comida Lituânia. Ele tem este nome porque fica em frente à praça onde está a estátua do Anjo de Džupis.

Seu interior é criativo e tem um rico menu de pratos saborosos. Eu comi este apetitoso prato vegatariano de batatas com creme de champignon.

PANKY KATEDRA

Voltando para o Odl Town, ao cruzar novamente a ponte Džupis, encontrei a Catedral dos Theotokos, a principal igreja cristã ortodoxa da República da Lituâni com seu interior dourado.

LITERATAI STREET 

No caminho de volta para a rua principal do Old Town passei pela Literatai Street, uma rua com muros cobertos de obras de arte que contam as histórias da arte da Lituânia e seus artistas.

O ÂMBAR NA LITUÂNIA

 

O âmbar encontrado no Mar Báltico tem sido muito apreciado e desejado. Mercadores marinhos o chamavam de "Ouro da Lituâniia". É possível encontrar jóias e bijouterias lindas confeccionadas com âmbar nas lojas de Vilnius para levar de presente para os amigos queridos.

bottom of page