top of page

DINAMARCA

 

COPENHAGEN, capital

 

capital da Dinamarca tem seu encantamento!!!

Com os edifícios de até seis andares e as ruas limpas de automóveis, o centro faz sua grande diferença das outras cidades que visitei.

As mais belas cidades do mundo são as que se integram com a água e, como Copenhagen possui o rio Kobenhavns Havn e alguns canais que a cortam, ela é certamente uma delas.

Posso dizer sem medo: todos deveriam conhecer esta maravílha!!!

IMG_7043_edited.jpg

 

CAMINHANDO POR COPENHAGEN

Copenhagen, cujo nome significa “porto dos mercadores”, foi fundada no século XII e conserva um centro histórico bem charmoso, com lugares aconchegantes para visitar. Embora a cidade disponha de ótimo transporte público, uma vez que toda a cidade é plana, em Copenhagen boa parte do povo, prefere utilizar a ecológica bicicleta.

Como o centro dela é pequeno e as atrações turísticas não ficam longe uma das outras, também é possível visitar tudo a pé. Foi o que eu fiz!!!

COPENHAGEN COM BIKE

É possível ver espalhadas pela cidade muitas bicicletas andando e outras estacionadas nas ruas e calçadas. Ciclovias também não faltam para ajudar os ciclistas.  

A maioria do povo de Copenhagen, em qualquer idade, se locomove de bicicleta.

O que tem de  legal é que elas não estão presas com cadeados em grades ou pilares, estão simplesmente apoiadas e não são roubadas.

A MODA NA DINAMARCA

Apesar das liquidações, as roupas são carésimas em Copenhagen.

Esta loja causou dor no meu coração vegano.

 

O governo dedica a sua atenção para a população e o meio ambiente. A prova disso foi o investimento em mais de US$ 40 milhões para a construção dos 346km de ciclovias que se estendem pela capital. A população também conta com as “autoestradas cicláveis”, ciclofaixas que conectam até os municípios vizinhos. Uma delas é a Farum, que liga a região metropolitana até Albertslund (a oeste da capital), com mais de 17,5 km.

 

COPENHAGEN SOMBRIA NO INVERNO

Sugiro visitar Copenhagen no verão. Estive lá no inverno e achei a cidade um pouco sombria. Apesar de ser uma bela e ter bastante gente caminhando pelas ruas, me senti um pouco angustiada pela neblina. 

 

STROGET

Strøgeé uma das áreas mais nobres da cidade. 

Ela foi marco do início de uma grande mudança na abordagem da vida urbana de Copenhaguen em 1962.

Seguindo o sucesso da iniciativa, foi dada uma ênfase muito maior para o acesso de pedestres e bicicletas em detrimento dos carros, uma abordagem que se tornou internacionalmente influente.

IMG_6757_edited.jpg

 

NYTORV e GAMMELTORV 

 Nytorv e Gammeltorv são praças públicas no centro de Copenhague, em Strøget. Elas formam um espaço comum, ampliando a zona peatonal.

Na Gammeltorv está a Caritasbrønden, a fonte mais antiga de Copenhague, construída em 1608 por Christian I.

IMG_6686_edited.jpg
IMG_6754_edited.jpg

 

COPENHAGEN OPERA HOUSE

Localizada na ilha de Holmen, no centro da cidade, entre as modernas do mundo, a Copenhagen Opera House é uma das mais caras casas de ópera já construídas.

A parede de fora do auditório é de madeira. Devido à cor alaranjada e à sua forma ficou conhecido como abóbora. O teto é dourado, com cerca de 105.000 folhas de ouro quase puro quilates.

OPERA INTERN.jpg
OPERA INTERNO.jpg

 

NYKREDIT BANK

Caminhando um pouco para fora do centro antigo de Copenhagen e, como sempre procurando dpor modernas arquiteturas, encontrei o Nykredit Bank.

 

THE CITY DUNE

The City Dune é uma praça privada de uso público inserida em uma área caracterizada pela escassez de espaços públicos, infraestrutura deficiente, escritórios de baixa qualidade e centros comerciais introvertidos.  Para valorizar o lugar, a Lundgaard and Tranberg construiu dois edifícios com um espaço de estacionamento subterrâneo entre elas.

 Foi um prazer me afastar um pouquinho do centro antigo para conhecer esta obra que serve como referência para muitos arquitetos no mundo.

 

GLYPTOTEK

 Glyptotek é um museu de arte moderna no centro de Copenhague. Uma obra arquitetônica muito bonita que encontrei por acaso quando voltava ao centro velho.

Ele abriga mais de 10.000 obras de arte divididas em duas coleções, sendo uma de obras do berço mediterrâneo da cultura ocidental e outra da arte dinamarquesa e francesa dos séculos XIX e XX.

IMG_6977_edited.jpg

 

CHRISTIANSBORG PALACE

O Palácio Christiansborg, localizado na pequena ilha de Slotsholmen, no centro da cidade, contém o Parlamento dinamarquês Folketinget, o Supremo Tribunal e o Ministério do Estado.

Partes do palácio são usadas pela família real para várias funções e eventos.

IMG_6902_edited.jpg

 

PASSEANDO PELA BEIRA DO GRANDE CANAL KOBENHAVNS HAVN

Estas antigas construções fazem daquele canal um lugar muito bacana para passear, com diversas atraçöes, belas arquiteturas dinamarquesas e lugares interessantes para visitar, como um shopping com comidas típicas escandinavas.

IMG_6890_edited.jpg

 

NATIONALMUSEET

O Museu Nacional da Dinamarca compreende as histórias das culturas dinamarquesa e estrangeira. 

Nele tem uma série de exposições nacionais: arqueologia, etnologia, numismática, etnografia, ciências naturais, conservação, comunicação, construção de atividades antiquárias em conexão com as igrejas da Dinamarca, bem como os tesouros nacionais.

 

Além disso, o museu patrocina o SILA - The Greenland Research Center, para promover pesquisas arqueológicas e antropológicas na Groenlândia.

IMG_6909_edited.jpg

 

RUNDERTAARN - AS BELAS VISTAS DE COPENHAGEN

 O Rundetaarn é uma torre do século XVII, localizada no centro de Copenhague, um dos muitos projetos arquitetônicos de Christian IV, construído como um observatório astronômico.  A redonda torre é usada para observação das vistas expansivas de Copenhague, observatório astronômico público e monumento histórico. 

Notável por sua escada equestre, uma rampa helicoidal, e pela vista de 360 graus da cidade de Copenhague.

subida até o alto da torre é longa, mas sem dúvida vale a pena subir até la e ver todinha a cidade.

As vistas do alto da Rundetaarn são espetaculares.

TORRE.jpg
20160112_123833_edited.jpg

 

NYBORDER

Este bairro histórico no centro de Copenhagen repleto de casas enfileiradas em cor de laranja é um conjunto de alojamentos, construídos em 1631 por Christian IV para abrigar os oficiais da marinha. Hoje é um dos lugares mais caros para se morar. Deve ser um charme morar em Nyborder. O lugar é realmente lindo!!!

IMG_7080_edited.jpg
IMG_7088_edited.jpg

 

KASTELLET

 O Kastellet é uma das fortalezas de melhor conservação do norte da Europa. Foi construída sob a forma de um pentagrama com bastiones em seus cantos.
Vários edifícios estão localizados nela, incluindo uma igreja e um moinho de vento. A área abriga várias atividades militares, mas serve principalmente como parque público e local histórico.

 

IGREJA DE MÁRMORE

 A Igreja Frederi é evangélica luterana, popularmente conhecida como Igreja de Mármore pela arquitetura rococó.

 

A CARA DE COPENHAGEN

As casas de no máximo cinco andares com as fachadas cheinhas de janelas, telhados de duas águas e cores vibrantes são a típica arquitetura de Copenhagen.

igreja_de_mármore_3_edited.jpg
IMG_7147_edited.jpg

 

NYHAVN

 No último dia em Copenhagen, amanhecia quando cruzeipelo famoso Nyhavn, um canal que estende-se de Kongens Nytorv  até a frente do porto. Ele é alinhado por moradias e bares, cafés e restaurantes do século XVII e início do século XVIII. Dele partem os barcos que percorrem os diversos canais que cortam os bairros. O canal que abriga muitos navios históricos de madeira.

Essa região é uma das favoritas para se visitar em Copenhagen. 

No passado era um lugar mal afamado. Aquelas lindas construções eram frequentadas por prostitutas e por marinheiros de todos os cantos do mundo. As casinhas pitorescas serviam de entrepostos comerciais e de residência de patrões e empregados. O lugar era era repleto de tavernas baratas.

Hoje é uma região super badalada por turistas.

 

CHRISTIANIA

Também conhecida como Freetown Christiania, este lugar costumava ser uma base militar até a década de 1970 quando um grupo de hippies tomou conta no local e criou o bairro autônomo. Hoje em dia, cerca de 900 pessoas vivem na área, compreendendo uma comunidade que tem suas próprias regras e onde as decisões são tomadas através de reuniões.

Por um bom tempo houve o livre comércio de drogas ilícitas, mas hoje, o local virou um ponto de visitação dos turistas e vive sob a vigilância da polícia local.

Posso afirmar que aquele lugar me deu medo. Homens mal encarados me olhavam.  Também foi difícil fotografar lá dentro, porque eles não gostam. Me senti muito mal logo quando entrei e demorou muito para eu  encontrar o caminho da saída. O lugar é cheio de obras de arte, mas sugiro irem acompanhados para poderem relaxar e curtir.

 

A VELHA ARQUITETURA ESCANDINAVA

Canais passando por dentro da cidade, torres altas e alongadas, tenhados de duas águas, ruas para pedestres e ciclistas são o charme de Copenhagen.

 

GENERATOR HOSTEL COPENHAGEN

Fiquei hospedada no Generator Hostel Copenhagen, em um apartamento misto com suíte. Super indico este lugarl que, além da excelente limpeza, é seguro.

 

Costumo me hospedar em hostel pelas razões: busco visitar todos os lugares do mundo sem gastar muito; conhecer ao máximo o planeta é meu propósito; em hostel convivo com gente de diversos países e faço amizades.

No Generator Hostel Copenhagen conheci um francês que dormia na cama ao lado da minha. Passeamos juntos por Copenhagen e somos amigos até hoje.

EMBARCANDO PARA STOCKHOLM

No dia seguinte embarquei para Stockholm, a capital da Suécia.

bottom of page