top of page

RÚSSIA

 

SAINT PETESBURG

Localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, Saint. Petesburg  é frequentemente descrita como a metrópole mais ocidentalizada da Rússia, bem como a capital cultural do país. Além disso, ela é divina!!!

CONTORNANDO A COSTA DO GOLFO DA FINLÂNDIA

O plano para esta viagem foi contornar a costa do Golfo da Finlândia passando por três cidades: Helsink na Filnândia, Saint. Petesburg  na Rússia e Tallinn na Estônia.

De ferry cruzei o Golfo da Finlândia, deTallin para Helsinki , para encontrar Paula, a filha de uma  das minhas melhores amigas de Florianópolis, no Brasil.

Juntas visitamos Helsinki (dois dias) depois viajamos de ônibus para Saint. Petesburg  (quatro dias) e por fim retornamos de ônibus para Tallinn (dois dias).

Foi uma viagem maravilhosa e considerei cada uma das três cidades como belos espetáculos muito diferentes um do outro.

 

UMA VIAGEM EXCELENTE

Partimos de Helsinki para Saint. Petesburg às 8h30min em um ônibus espetacular. WC, TV com filmes, cafés e chás à vontade, mais wifi com tomadas para carregar a bateria do celular.​ Além disso, uma paisagem com pinheiros durante todo o trajeto da viagem ajudou para relaxar.

 

IMIGRAÇÃO RUSSA

Ser brasileiro na Russia tem suas vantagens. Uma delas é que não precisamos de visa para entrar no país. A outra é que todos se encantam quando dizemos que somos brasileiros.

Apresentamos nosso passaporte brasileiro e foi tudo tranquilo na imigração.

A moça que nos atendeu nem sabia que brasileiro tem entrada livre no país, isto porque europeu precisa de visto para entrar lá.

 

CHEGANDO EM SAINT. PETESBURG

Comecei a fotografar enquanto ainda estava ano ônibus e consegui esta foto do belo Estádio Krestovsky, um estádio russo de futebol situado na Ilha Krestovsky, pertinho de St. Petesburgo. Ele tem capacidade para 69 mil espectadores e será uma das sedes da Copa das Confederações FIFA de 2017, da Copa do Mundo FIFA de 2018 e da Euro 2020.

 

CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO HOSTEL

O ônibus nos deixou numa estação bem distante daquela que estava annunciada no bloqueto. Tivemos que mudar nosso programa e no, lugar de metrô para o hostel tivemos que andar num velho e exótico ônibus da cidade que nos deixou numa centralidade onde circulavam muitas pessoas.  Tanto o ônibus quanto o metrô em St. Petesburgo custam 40,00 Rublos.

De lá caminhamos até o hostel aproveitando para conhecer aquela área da cidade. Aqueles edifícios eram lindos e no primeiro dia já estávamos encantadas com a  Rússia!!!

PRIMEIRO PASSEIO EM ST. PETESBURGO

Chegamos no Hostel Sleeping Dragon, largamos nossas mochilas e saímos para passear. O hostel fica no pátio interno de uma antiga construção. Para entrar nele tivemos que tirar a bota e colocar um dos chinelos que estava no hall de enntrada. Isso pareceu muito higiênico, pois o hostel se mantinha limpinho por dentro. Por outro lado, haviam três banheiros e em cada um deles tinha algo não funcionando, o que dificultou bastante e, por isso, eu não me hospedaria nele numa próxima viagem à Saint. Petesburg.

AS PRIMEIRAS IGREJAS

Saímos em direção ao Sobór Smolny, uma catedral que fica para o lado leste da cidade, e passamos pela Igreja de Holy Great Martyr e Healer Panteleimon e a Transfiguration Cathedral, que estava com suas torres sendo reformadas.

NA KIROCHNAYA UL.

Ao longo da rua Kirochnaya Ul. observamos diversos edifícios com detalhes arquitetônicos interessantes.

TAURIDE GARDENS

No final da rua Kirochnaya Ul. se encontra o Tauride Gardens, um parque onde está o Palácio Tauride, considerado a maior residência nobre do século XVIII na Rússia.

INSTITUTO SMOLNY

O Instituto Smolny  foi a primeira instituição educacional para mulheres na Rússia e seguiu funcionando com o dinheiro das imperatrizes russas até pouco antes da Revolução Russa de 1917.

Foi uma ideia concebida por Ivan Betskoy  em 1764, um reformista educacional russo, com a autorização de Catarina II, uma Imperatriz da Rússia.

SOBOR SMOLNY

Localizado em Ploschad Rastrell, na margem do rio Neva, ela é uma catedral que fica no meio de um complexo de edifícios, originalmente destinado a um convento.

Sobor smolny foi a primeira catedral ortodoxa que entrei e para mim foi emocionante conhecer algo tão diferente. Elas não tem bancos para sentar e as imagens dos santos estão todas distribuídas em fotos com um pedestal na frente de cada um deles, que serve para acender velas.

A catedral tem a forma de uma cruz e com certeza, é belíssima!!! Havia um sacerdote que ccruzava pela frente dos santos e passava um tipo de incenso fazendo orações. O aroma lá dentro era muito bom!!!

Uma simpática russa, que estava a serviço da catedral, tentou conversar conosco para explicar como funciona a igreja ortodoxa. Infelizmente a comunicação não foi razoável para que a entendessemos, mas sorrimos ao ver aquela senhora tentando conversar conosco em russo. Ela tentou  explicar que a igreja ortodoxa não separa Deus do homem, sendo que a Tríade, Pai, Filho e Espírito Santo são um só.

Busquei esta frase para explicar o que entendi: Em Seu amor desmedido, Deus tornou-se o que somos  para que pudéssem

SEGUNDO DIA EM SAINT. PETESBURG

Acordamos cedinho pois o roteiro era longo. Haviam muitas obras para visitarmos em Saint. Petesburg. Tomamos um gostoso café da manhã e preparamos sanduiches para levar conosco. Estava programado para jantarmos em algum restaurante à noite, principalmente se encontrássemos um com Strogonoff, a típica comida russa.

FERIADO DO DIA 9 DE MAIO DE 1945 - DIA DA VITÓRIA NA EUROPA

Era a data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. 

Naquele dia de feriado, a União Soviética estava comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia.

Haviam bandeiras por toda a parte. Multidões caminhavam pelas ruas de St. Petesbrugo comemorando aquela data.

Havia show ao vivo nos espaços públicos abertos e à noite prometia fogos de artifício. Foi uma emocionante surpresa estarmos presentes naquele dia de eventos valiosos na Rússia. 

Começamos nosso roteiro pela Kazan Cathedral, um memorial militar que todos os anos celebra o Dia da Vitória.

 

KAZAN CATHEDRAL

A Catedral da Mãe de Deus de Kazan é um templo ortodoxo, um dos raros exemplos do estilo Império da Rússia imperial.

Foi construída pelo arquiteto Andrei Voronikhin para que servisse de abrigo à imagem da Nossa Senhora de KazanEm 1932, após a Revolução socialista que definiu a Rússia como Estado ateu, a Catedral tornou-se um museu das religiões.

Desde 2000, ela é a filial do Patriarcado de Moscou na cidade de St. Petersburgo.

 

SAVIOR ON THE SPILLED BLOOD

A Catedral do Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa situada na margem do canal Griboedov, próxima ao parque do Museu Russo. A igreja foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, vítima de um atentado em 1881. Ela é a catedral mais bela de todas em St. petesburgo.

Durante a Segunda Guerra Mundia uma bomba atingiu a cúpula mais alta da igreja. A bomba não explodiu e permaneceu encerrada na cúpula durante 19 anos. Somente quando os trabalhadores subiram à cúpula para reparar as goteiras, a bomba foi encontrada e retirada. À partir desta data se decidiu começar o restauro dela e, após 27 anos, a igreja foi inaugurada como museu estatal.

 

INTERIOR DA CATEDRAL DO SANGUE DERRAMADO

Dentre tantas Catedrais visitadas em Saint. Petesburg, esta foi a mais bonita. Seu interior não é pintado e sim, todo embelezaddo em mosaico com pecinhas muito pequenas.

IMAG3590

 

MUSEU RUSSO E MUSEU RUSSO DE ETNOGRAFIA

Após a visita à Catedral do Sangue Derramado, passamos por diversas obras e lugares para se admirar como: o Museu Russo e o Museu Russo de Etnografia.

 

PASSEANDO POR SAINT PETESBURG

A cidade estava movimentada por causa do dia 9 de maio, o Dia da Viória da Rússia sobre a Alemanha na Segunta Gerra Mundial. Eram muitas obras enfeitadas e lugares interessantes para visitar, assim como diversos soldados e figuras decorativas se encontravam circulando pela cidade, principalmente perto dos museus e as catedrais.

 

STATE HERMITAGE MUSEUM

O Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo com uma vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África.

 

PALACE SQUARE

A Praça do Palácio está localizada no coração de St. Petersburgo e tem uma relevante importância histórica, foi palco de famosos eventos históricos, como o Domingo Sangrento, de 1905 e a Revolução de Outubro de 1917

O edifício mais antigo e célebre da praça é o Palácio de Inverno dos czares russos concluído em 1962, em estilo barroco, que hoje é o Museu do Hermitage.

No meio da praça está a Coluna de Alexandre, construída em 1834 e  desenhada por Auguste de Montferrand, e construída em granito vermelho, com 47,5 metros de altura e cerca de 600 toneladas

Naquele dia, em homenagem ao Dia da Vitória havia um shhow ao vivo na Praça do Palácio e à noite prometia fogos de artifício. Observamos a presença de muitos soldados e de uma multidão de pessoas que se deslocava para lá. À noite prometia ser muito divertida lá.

 

CAMINHAND PELAS PRAÇAS

 A Praça do Palácio é parte vital de um grande conjunto de praças da cidade.

De lá saímos caminhando para a Praça do Almirantado para ver o Admiralty Building, a St. Isaac's Cathedral e o Bronze Horseman.

ADMIRANTY BUILDING

O Almirantado, construído em1823, é a antiga sede do Conselho de Almirantes e Marinha Imperial Russa.

De estilo impérial, foi projetado pelo arquiteto Andrejan Zacharov  foi construído para simbolizar as ambições marítimas do czar. O Almirantado, com o seu pináculo dourado encimado por um cata-vento com a forma de um pequeno navio de guerra, é um dos marcos de maior destaque da cidade.

 

ST. ISAAC'S CATHEDRAL

 A Catedral St. Isaac na Praça do Almirantado é a maior e mais suntuosa catedral ortodoxa de Saint. PetesburgRússia.

Dedicada ao padroeiro de Pedro o Grande, foi concluída em1858, com estilo neoclássico e a inserção de adornos bizantinos.

 

BRONZE HORSEMAN

O Cavaleiro de Bronze na Praça do Almirantado é uma estátua equestre de Pedro o Grande, encomendada por Catarina II da Rússia e criada pelo escultor francês Étienne Maurice Falconet. O nome vem de um poema de 1833, considerado uma das obras mais significativas da literatura russa. A estátua é agora um símbolo de São Petersburgo.

O pedestal da estátua é a Pedra do Trovão e dizem que ela é maior pedra já movida pelos humanos e esta pedra pesava inicialmente cerca de 1500 toneladas.

CENTRAL EXHIBITION ART

Uma obra do arquiteto Giacomo Quarenghi construída em 1977 para ser o antigo Horse-guardas, uma escola de equitação.

Atualmente, sua principal atividade de é o arranjo de exposições de artistas nacionais e estrangeiros de pintura, desenhos, escultura, arte aplicada e arte de teatro, arte contemporânea, bem como exposições, arquivos e coleções particulares. Também importantes exposições industriais russas e internacionais são organizadas lá.

A Central Exhibition Hall coopera com os pintores, historiadores de arte e colecionadores de arte da Alemanha, Itália, Finlândia, Suécia, seus parceiros na organização de exposições de troca.

 

KONNOGVARDEYSKIMY BULVAR

Foi extremamente agradável fazer este passeio pelo corredor verde vendo pessoas sentadas nos bancos lanchando e conversando, assim como outras caminhando com seus cachorros. Admiramos as arquiteturas daquele lugar tão aconchegante, assim como vimos o Museu da Vodka, o que não poderia faltar na Rússia.

TSERKOV' USPENIVA PRESVYATOY BOGORODITSY

Enquanto atravessávamos a ponte Bragoveschenskiy Bridge,  uma das várias que cruzam o Rio Neva, uma cúpula dourada atraiu nossa atenção. Caminhamos um longo trecho até chegar e ver aquela igreja ortodoxa. Valeu a pena a caminhada, pois ela é uma igreja na qual os turistas não costumam visitar e, para nós que somos aventureiras, presenciar algo diferente é uma curtição.

IMG_1094

ST. PETESBURG MOSQUE

A Mesquita de São Petersburgo, aberta em 1913, é a maior mesquita da Europa fora da Turquia, com seus minaretes de 49 metros de altura ea cúpula de 39 metros de altura. 

Era um dos meus sonhos ver uma mesquita e esta foi a primeira vez que estive frente a uma complexa e perfeita geometria, uma tradição que comecou 80 séculos AC.

PETER EN PAUL FORTRESS

A Fortaleza de São Pedro e São Paulo é a cidadela original de Saint. Petesburg, fundada por Pedro o Grande em 1703 e projeda por Domenico Trezzini.

Deixando de ser usado como prisão e execução pelo governo bolchevique, foi adaptado como a parte central e a mais importante do museu do estado da história de St Petersburgo

Ela fica numa pequena ilha cercada pelo forte e dentro dela tem a Cathedral Peter and Paul.

MARKET PLACE

Aquele dia havia sido longo para nós. Estávamos exaustas!!! Sentar e comer uma boa cmidinha num restaurante aconchegante era o nosso desejo para aquela noite. O Market Place tem um vasto cardápio que vai de comidas salgadas a sobremesas, tudo feito na hora e na nossa frente, com plaquinhas informando os preços cada comida. Era só escolher e apontar com o dedo, o que facilitou bastante porque poucos falam inglês lá ou em qualquer lugar de St. Petesburgo.

Com um excelente atendimento e preços muito convidativos, sem falar na decoração moderna e descontraída, era o que nos agradava naquele formoso lugar.

Já era noite e havia uma multidão nas ruas de St. Petesburgo. Todos estavam se dirigindo à Praça do Palácio para ver  fogos de artifício que estavam programados para as 23hs. Nosso plano era ir até lá depois do jantar para ver o evento, mas as 10hs os fogos começaram à subir aos céus e somente foi possível vê-los pela janela do restaurante.

De quaqluer maneira, estávamos nos sentindo tão felizes naquele restaurante que nem lamentamos não estarmos no meio da multidão.

RETORNANDO PARA O HOSTEL

Uma multidão passava em frente ao Market Place. Eles retornavam do evento da Palace Place e estava difícil caminhar, mas ao mesmo tempo estava fascinante ver aquele povo russo gritando e manifestando alegria pela comemoração do Dia da Vitória Russa. Haviam policiais por tofos os lados e tudo estava muito bem organizado. A Russia estava em festa!!! Eles gritavam: URRA!!!

TERCEIRO DIA EM ST. PETESBURGO

Acordar cedo para tomar aquele gostoso café da manhã e preparar sanduíches era a nossa roitna naquela viagem. Estava programado para aquele dia uma viagem de metrô e ônibus para lugares mais afastados do centro da cidade, inclusive iríamos até Kotlin Island para ver uma das maiores e mais belas catedrais da Rússia, a Naval Cathedral de St. Nicholas, passando antes por Petergof e pelo Baltic Pearl.

ESTAÇÕES DE METRÔ DE ST. PETESBURGO

As estações de metrô em Saint. Petesburg são muito lindas  e clássicas.

BALTIC PEARL

Buscando ver uma moderna arquitetura encontramos este lugar especial. Um enorme loteamento na beira do Mar Báltico, na Costa da Finlânia, a sudoeste do centro de Saint. Petesburg.

Um importante complexo residencial com capacidade para 35 000 habitantes.

A pérola do Báltico com habitação, centros comerciais e edifícios públicos é atualmente o maior projeto residencial na cidade, financiado pela China Shanghai Industrial Investment Company.

À esqueda está o Centro de vendas do Baltic Pearl e à  direita um Shopping Center, ambos se encontram de frente para a Petergofskoye sh. e o complexo de edifícios residenciais segue em direção ao mar Báltico, com diversos elementos que o fazem maravilhoso, tais como canais, pontes e fantásticas áreas internas dentre gas edificações. Tudo feito com um urbanismo exemplar!!!

IMAG3777

FOTOS DO COMPLEXO E DAS MAQUETES

Para os arquitetos e estudantes de arquitetura que amam projetar e construir cidades.

SOBOR PETRA I PAVLA 

Perto do Peterhof, em um parque que visitamos após o Baltic Pearl, encontramos esta bela arquitetura em um bairro residencial.

 

PETERGOF

Saímos da Catedral e fomos direto ao parque Petergof, um conjunto de palácios e jardins também chamado de "Versailles Russo".

2

 

SAMSUN FONTAIN

Am frente ao belíssimo conjunto de palácios se encontra a Sansun Fountain, a maior e mais bonita fonte de todo o parque, A Grande Cascata prolonga-se por um grande canal, o Canal do Mar, até ao Mar Báltico.

Ao longo dos vários hectares de parque, o Peterhof tem mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza e imponência. Esta é uma visita inesquecível, pela beleza e magnificência do parque que ao longo de seus vários hectares, tem mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza e imponência. 

 

NETUNO EM PETERGOF

Nos parque, nos fundos do conjunto de palácios, encontramos uma fonte com uma estátua de Netuno, o Rei dos Mares.

 

KRONSTADT NAVAL CATHEDRAL

Em Peterhof, subimos num ônibus que nos levou até Kotlin Island, uma pequena ilha localizada perto da cabeça do Golfo da Finlândia, 32 quilômetros a oeste de Saint. Petesburg, no Mar Báltico. A ilha serve como uma porta de entrada para São Petersburgo e como tal tem sido o local de vários compromissos militares. É lá que tem a cidade fortificada de Kronstadt.

A catedral naval de São Nicolau em Kronstadt é ortodoxa e construída em 1913 como a igreja principal da Marinha russa.

Ela passou por diversos usos e transformações, quando em1929  foi fechada e convertida em um cinema, em 1939 foi uma Casa de Oficiais e em 1980 transformou-se num museu da Marinha.


Somente no séc. XXI a cruz na cúpula principal foi reinstalada e realizada a primeira Liturgia Divina, abrindo as suas portas também para o turismo. Infelizmente, quando chegamos lá ela estava fechada.

Lembrando que o horário de visitas é até as 18hs e que também vale o passeio até aquela pequena ilha.

 

ÁGUAS DANÇANTES NA PRAÇA EM KOTLIN ISLAND

Um momentos exóticos que eu tive tempo para parar e fotografar.

Uma música que tocava na praça chamou nossa atenção e percebemos que ela acompanhava o movimento das águas do chafariz.

 

MAIS UMA NOITE NAS RUAS DE ST. PETESBURGO

Retornamos de ônibus da Kotlin Island até a estação Gor'kovskaia e de lá fomos de metrô até a estação Admiralteyskaya, de onde seguimos caminhando até o nosso hostel.

Passamos pelo Alexandrinsky Theatre, à esquerda, e pelo Saint. Petesburg Comedy Theatre, à direita.

 

ULTIMO DIA EM ST. PETESBURGO

Tomamos nosso café da manhã e saímos com as mochilas para passear e aproveitarmos nosso último dia em St. Petesburg conhecendo mais algumas obras, revendo a Catedral do Sangue Derramado e comprando alguns souvenires .

MIKHAILOVSKY CASTLE

O Castelo Mikhailovsky é um antigo palácio Real da Russia. Foi projetado pelos arquitetos Vincenzo Brenna e Vasili Bazhenov  em1801 como residência para o Imperador Paulo. O palácio tem uma aparência diferente em cada um dos lados, uma vez que os arquitetos usaram os motivos de vários estilos arquitetónicos, tais como o Classicismo francês, o Renascimento italiano e o Gótico.

 

MIKAILOVSKY GARDEN

Após a visita ao Castelo Mikhailovsky, cruzamos o Jardim Mikailovsky e seguimos em direção à Catedral do Sangue Derramado. De lá seguimos passeando até chegarmos no metrô que nos levou à estação de ônibus, de onde partimos para a cidade de Tallin, na Estônia.

bottom of page