top of page

ALEMANHA

 

BERLIN, capital

Berlim é uma cidade linda!!! Ela é um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência. Assim como Berlim faz questão de contar a terrível história do holocausto, ela também mostra uma extensa cultura em relação sua história e sua arquitetura, inclusive contemporânea. Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, corporações de mídia e locais de convenções.

Cheguei à tardinha no aeroporto Berlin Tegel e fui de ônibus direto para o Citystay hostel, onde me hospedei durante quatro noites. 

Havia nevado naquele dia em Berlin e, do avião, eu vi que a cidade estava branquinha.

Eu queria muito ver a neve!!!

 

A BERLIM ANTIGA - A BERLIM MODERNA

Foi assim que entendi Berlim: ela tem uma parte da cidade bastante antiga e outra super moderna, confrome apresento neste mapa.

 

CITYSTAY HOSTEL

Citystay Hostel é um lugar agradável, com quartos e banheiros limpinhos e aconchegantes. 

Vale a pena se hospedar lá, se você não quiser gastar muito e ficar pertinho de tudo.

Além disso, ele tem um bar legal pra curtir uma bebidinha.

Ao chegar, encontrei três brasileiras tomando cerveja e comendo queijinhos. Logo me juntei à elas e me diverti muito!!! É  muito bom encontrar pessoas da nossa terra pra sentir o calorzinho brasileiro e trocar algumas idéias sobre a cidade. Suas dicas foram super úteis para mim.

IMAG2227_edited.jpg

PRIMEIRO DIA EM BERLIM

O dia é curto no inverno europeu. Eu tinha somente três dias para ver Berlim e fotografar as belas obras obras arquitetônicas com as quais foi possível entender sua história.

 

MUSEUMSINSEL

Iniciei minha jornada na Ilha dos Museus, uma área formada pela divisão do Rio Spree, elaborada para aliviar as enchentes que alagam aquela área da cidade. Na Museumsinsel se encontram cinco museus: o Museu Pergamon, o Altes Museum, o Neues Museum, o Alte Nationalgalerie e o Museu Bode. Lá também se encontra a Berliner Dom, a Catedral Luterana de Berlim, a primeira obra que visitei naquela manhã. Construídapor volta de 1900, nela se encontram diversas obras, parte da história da cidade de Berlin, e uma cúpula muito linda que podemos subir.

 

KARL-LIEBKNECHT STREISSE

Uma vez fora da Ilha dos Museus, cruzei pela pequena rua que passa ao lado do Deutsches Historisches Museum. Logo depois, passei pelo Museu de História Alemã e segui pela St. Karl-Liebknecht, fotografando as obras.

 

LINDNER CAFÉ

O passeio estava maravilhoso, mas para meu dia ficar perfeito, ainda faltava daruma paradinha no Lindner Café, na Friederichstrasse. 

 

Peguei um café e segui caminhando até o Topographie des Terrors.

 

FRIEDERICHSTRASSE

Dobrei à esquerda na Friederichstrasse,  em direção à Gendarmenmarkt, considerada por muitos berlinenses como a praça mais bonita da cidade.

Nela se encontram belos e harmoniosos edifícios: Casa de Concertos, Konzerthaus e Catedral francesa, Französischer Dom, uma relíquia de Frederico, o Grande.

Também é chamada de Igreja Francesa de Friedrichstadt.

 

TOPOGRAPHIE DES TERRORS

Topographie des Terrors, a Topografia do Terror, é uma galeria existente desde 1987 para expor a documentação e análise do terror na época do nacional-socialismo na Alemanha, especialmente durante o reinado 1933-1945. Nela encontrei algumas exposições permanentes e outras temporárias, mostrando os horrores praticados pelos nazistas.

Ela foi criada para evitar que estes crimes e atrocidades caíssem no esquecimento.

TOPOGRAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERRORS
TOPOGRAPHIE DES TERRORS

ABGEORDNETENHAUS BERLIN

Abgeordnetenhaus Berlin, a Câmara dos representantes de Berlim, é um edifício encontrado quase em frente ao Martin-Gropius-Bau.

 

MARTIN-GROPIUS-BAU

Em frente ao Topographie des Terrors, do outro lado da rua, está o Martin-Gropius-Bau, um museu construído em 1881 por Martin Gropius e Heino Schieden, no estilo renascentista.

 

A MODERNIDADE EM BERLIM

Berlim me encantou por suas diferenças. É possível ver lindas obras de séculos passados e ao mesmo tempo da contemporaneidade, inclusive obras dos arquitetos mais famosos dos últimos tempos.

POTSDAMER PLATZ ARKADEN

Potsdamer Platz Arcaden, foi aberta em 1998, é um complexo criado por uma equipe internacional de arquitetos que seguiram a linha do arquiteto italiano Renzo Piano. No seu Interior, na parte dos escritórios do complexo, uma área central acessa o primeiro piso por uma escada rolante e os outros pisos por elevadores panorâmicos. 

Na parte de trás está o Arkaden Shopping com lojas, restaurantes, cafés e bares.

 

A MODERNIDADE NAS RUAS

É extremamente agradável passear por Berlim, com edificações construídas com estrutura metálica, o que torna o ambiente muito leve.

 

SONY CENTER

Sony Center, projeto de Helmut Jahn, é um complexo também localizado na Postdames Platz, inaugurado em 2000 e patrocinado pela Sony, que nele tem sua sede alemã.​

Em seu magnífico interior, estruturas metálicas e vidro compõe aquele maravilhoso cenário.

SONY CENTER
SONY CENTER
SONY CENTER
SONY CENTER94
SONY CENTER

 

POTSDAMER PLATZ

Este é um dos maravilhosos visuais da praça Postdamer. Eu estava surpresa com a modernidade de Berlim, onde o antigo e o novo se misturam e cada um deles mantém sua individualidade.

 

SEGUNDO DIA EM BERLIM

Naquele dia acordei cedinho, tomei um chá no Citystay Hostel e fui de ônibus até a Potesdamer Platz.

PASSEIO DE TREM

De lá, embarquei em um trem para a Lichterfelde West, a Universidade de Berlim. As paisagens se modificavam à cada estação que o trem passava e a neve embelezava o caminho.

 

UNIVESIDADE LIVRE DE BERLIM

Situada no Bairro Dahlen, o campus da Freie Universitat Berlin mantém seu charme, escondido entre árvores e cercado por gramados. Ela é uma das mais prestigiadas universidades da Alemanha.

 

BIBLIOTECA DE FILOLOGIA DA UNIVERSIDADE LIVRE

A Biblioteca de Filologia da Freie Universitat Berlin foi planejada pelo renomado arquiteto britânico Norman Foster. O prédio está inserido no jardim interno da universidade.​ 

Seu interior é belíssimo! A biblioteca possui cinco níveis onde há espaço para 800 mil volumes. Com cerca de 6300 metros quadrados de área útil, ela possui 636 mesas de trabalho.

 

MANSÕES EM DAHLEN

No caminho da estação até a Universidade conheci as encantadoras mansões do bairro Dahlen.

MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

Voltei para a Potesdamer Platz e me dirigi ao para o Holocaust-Mahnmal, um memorial para vítimas judias do Holocausto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman.  

Achei impressionante como o arquiteto Peter Eisemman representou o Holocausto. Fiquei chocada ao ver aquela enorme obra realística. Um cemitério no meio da cidade, para jamais se esquecer do grande massacre. Não há pessoas enterradas lá. Ele é somente uma obra de arte. Embaixo dos falsos túmulos tem o Museu do Holocausto, um espaço pequeno onde estão os registros fotográficos e elementos que configuram o evento.

 

FRANK GEHRY, INTERIOR

 

O hall de entrada tem o piso e a cobertura em vidros curvos. Uma arcada revestida de madeira leva aos lobbies do elevador dos escritórios e aos espaços para conferências, localizados em torno do átrio, orientados para dentro a fim de aproveitar a luz natural que se reflete através do teto de vidro. 

A sala de conferências principal se localiza dentro de uma concha escultural apoiada no chão de vidro, no centro do átrio. Sua estrutura tem quatro andares de altura. Sua forma curvilínea assemelha-se a uma enorme cabeça de cavalos pré-históricos e é revestida em aço inoxidável no exterior e madeira no interior.

A construção do telhado é muito leve, parecendo uma teia de aranha. Uma cafeteria se encontra abaixo do piso de vidro do átrio.

 

FRANK GEHRY

O primeiro prédio deste paredão no fundo do Holocaust-Mahnma foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry.

Esta fachada do prédio acessa os apartamentos residenciais. A  outra, que se localiza para a Pariser Platz, a famosa praça do Brandenburg Tor, acessa o DZ Bank, alguns escritórios e salas para conferências.

BRANDENBURG GATE

O Portão de Brandenburg é um dos marcos mais conhecidos da Alemanha, construído no local de um antigo portão da cidade. Ele marcou o início da estrada de Berlim à cidade de Brandenburg an der Havel. Muitas vezes, foi um local para grandes eventos históricos. Hoje é considerado, não apenas como símbolo da história tumultuada da Europa e da Alemanha, mas também da paz européia.

 

IMAG2120_edited.jpg

 

ALEXANDERPLATZ

No final daquele dia conheci a Alexanderplatz e aproveitei para comer uma pizza num restaurante italiano dentro do grande mercado público que tem diversos restaurantes e lojas de comidas e bebidas.

Alexanderplatz é uma grande praça aberta. Nela está um dos terminais de transportes públicos. A estação de trem foi construída no final do século XIX e com a construção do mercado público, a Alexanderplatz  tornou-se um grande centro comercial.

Seu nome homenageia o Czar Alexandre I da Rússia, que esteve lá em 1805

Na década de 1920, a Alexanderplatz era o coração da vida noturna de Berlim, inspirando o romance de 1929 chamado Berlin Alexanderplatz e dois filmes baseados nele: Piel Jutzi em 1931 e a adaptação televisiva de Rainer Werner Fassbinderlançada em 1980.

 

ALEXANDERPLATZ
IMAG2073
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ
ALEXANDERPLATZ

 

MENSCHEN MUSEUM

Eu estava voltando para o hostel e já era noite quando consegui fotografar esta obra exótica no pé da Berliner Fernsehturm.

Nela se encontra o Menschen Museum.

IMAG2087_edited.jpg

 

TERCEIRO DIA EM BERLIM

Este foi o dia mias importante para mim da visita àquela cidade. Meu principal objetivo para visitar Berlim era para conhecer Reichstag, o Parlamento Federal da Alemanha

O horário agendado era para as 9:30 e não podia me atrasar. Eu estava indo para o encontro marcado com um dos meus sonhos.

MEMORIAL ÀS VÍTIMAS SINTI E ROMA

Antes de chegar ao Reichstag, entrei no Tiergarten, o pulmão verde de Berlim, um grande parque que funcionava como um lugar de caça para os reis da Prússia.  

Nele também encontrei o monumento dedicado à memória dos povos assassinados no Porajmos, o genocídio Nazi dos povos europeus de Sinti e de Roma, projetado por Dani Karavan, escultor nascido em Tel Aviv, e inaugurado em 2012.  Por detrás das suas árvores eu podia ver o Reichstag .

REICHSTAG, um sonho realizado!

Acredito que não só eu, mas muitos arquitetos e estudantes de arquitetura sonham em conhecer esta obra. 

Localizado no Tiergarten. Reichstag é o lugar que o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções. O edifício foi projetado pelo arquiteto Norman Foster. Ele fornece um modelo para a sustentabilidade através da queima de bio-combustível renovável, óleo vegetal refinado, que produz eletricidade: um sistema muito mais limpo do que a queima de combustíveis fósseis. O resultado é uma redução de 94% nas emissões de dióxido de carbono.

REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG
REICHSTAG

Nevava muito naquele dia e o frio era intenso.

Na saída do Reichstag, encontrei uns amigos chilenos que havia conhecido no hostel. Apesar da neve, com o Felipe e sua mãe, caminhei pelo Tiergarten.

BUNDESKANZLERAMT

Bundeskanzleramt, a Chancelaria Federal, é um órgão supremo que apoia o chanceler da Alemanha nas suas funções. 

 

BERLIN HAUPTBAHNHOF

Berlin Hauptbahnhof, a Estação Central de Berlim, é maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa. Projetada pelo arquiteto Meinhard von Gerkan, ela é uma parte elementar do "conceito cogumelo", nome dado ao projeto de reorganização do transporte ferroviário berlinense de passageiros.

 

EAST SIDE GALLERY

Da Berlin Hauptbahnhof, fui de trem para o East Side Gallery, uma longa galeria de arte ao ar livre no lado leste do antigo muro de Berlim, preservado da demolição. Localizada na Mühlenstraße em Friedrichshain-Kreuzberg, ao longo das margens do rio Spree, ela é considerada a galeria de arte ao ar livre de maior duração no mundo.

bottom of page