CROÁCIA
PLITVICKA JEZERA
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um dos maiores da Croácia, na fronteira com a Bósnia.
Reconhecido internacionalmente como Patrimônio Mundial da UNESCO, ele se encontra ao norte da Dalmácia, uma faixa estreita da costa leste do Mar Adriático estendida desde ilha de Rab, ao norte, até a Baía de Kotor, ao sul, e coberta pela cordilheira dos Alpes Dináricos na Europa Meridional, abrangendo partes dos países: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Albânia, com inúmeras ilhas paralelas à ela.

De uma agência de turismo em Zadar, me dirigi de van até a entrada do Parque Nacional Plitvička Jezera, uma viagem que durou duas horas, com belas paisagens croatas, inclusive cruzei pelo Sveti Ilija Tunnel escavado na Biokovo Moutain, com 4.25 km de comprimento. Nesta viagem, uma americana me acompanhava.
Além de não ter muitos turistas, o frio do mês de outubro ajudou a suportar a longa caminhada de quatro horas pelo parque.


O Plitvička Jezera oferece três trilhas para os visitantes:
A primeira, mais curta e mais suave, termina com a travessia de barco no primeiro grande lago.
A segunda passa pela primeira e segue em direcão ao alto, na linha vermelha ao lado esquerdo do mapa, de onde se pode contemplar mais lagos e cascatas.
A terceira passa pelas duas primeiras para depois fazer a subida mais íngrime. Optei por fazer a segunda trilha.

Passear ao longo das cachoeiras jorrando suas águas por todos os lados foi uma experiência mágica.

No caminho encontramos patos e peixes de todas as cores e tamanhos.


Também contemplamos a exubernate e diversificada vegetação que, em conjunto com a água, cria um belo cenário.



Na medida que explorávamos o parque, diversos recantos apareciam para retrasar nosso ritmo, quando parávamos para contemplar.



O café nos aqueceu antes de cruzarmos o lago maior e seguirmos para a segunda segunda trilha para ver o parque do alto.

O Parque Nacional Plitvička Jezera é formado por lagos com diversos patamares em alturas diferentes.
Do patamar mais alto, a água do grande lago desce em forma de castatas formando um lago no patamar de baixo, e assim acontece em cada patamar.



Na segunda etapa da trilha, novos decks de madeira nos conduziram por lugares encantadores.



A maioria dos decks cruzavam por cima dos lagos e alguns deles por cima das cachoeiras. Foi uma experiência deliciosa caminhar ouvindo o barulho das águas correndo sob nossos pés.

Na medida que subíamos o frio aumentava, ritmando com as plantas que avermelhavam, frizando o belo outono europeu.


A segunda trilha termina com esta vista do grande Plitvička Lake no alto do parque, aquele que fornece a água para todas as cascatas e lagos que passamos.

As vistas do alto são incríveis. Por lá passa um trenzinho que desce até a entrada do parque, onde encontramos a van que nos levou de volta para Zadar.



Durante uma semana na costa da Dalmácia visitei quatro lugares incríveis: Trogir, Split, Dubrovnik e Zadar, inclusive cruzando a Biovoko Mautain até chegar no Plitvice Lakes National Park, o lugar escolhido por mim e que me presenteou com a felicidade de conhecer a bela Croácia.
