top of page

ESTÔNIA

 

TALLINN, capital

Num sentido amplo, os países bálticos são aqueles que rodeiam o Mar Báltico. Os países que possuem a totalidade da sua costa báltica são: EstôniaLetôniaLituaniaFinlândia e Polônia. 

Não obstante, o significado da expressão refere-se apenas à EstôniaLetônia e Lituania. Essas três nações integraram a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e com suas independências em 1991, passaram a serem Estados autônomos.

 

Tallinn é a capital da Estônia. Uma cidade que antigamente era cercada por uma muralhas, sendo que parte delas ainda estão de pé na Cidade Baixa, envolta numa fortificação murada e intercalada por diversas torres, consideradas verdadeiros ícones turísticos. Mas há outra Tallinn, a da Cidade Alta, igualmente fascinante, com ruelas que guardam verdadeiras obras-primas da arquitetura mundial e histórica, com extraordinárias vistas da cidade.

CONTORNANDO A COSTA DO GOLFO DA FINLÂNDIA

O plano para esta viagem foi contornar a costa do Golfo da Finlândia passando por três cidades: Helsink na Filnândia, St. Petesburgo na Rússia e Tallinn na Estônia.

Voei de Dublin para Tallinn e, de ferry, cruzei o Golfo da Finlândia até Helsinki  para encontrar Paula, a filha de uma  das minhas melhores amigas de Florianópolis, no Brasil.

Juntas visitamos Helsinki (dois dias) depois viajamos de ônibus para St. Petesburgo (quatro dias) e por fim retornamos de ônibus para Tallinn (dois dias).

Foi uma viagem maravilhosa e considerei cada uma das três cidades como belos espetáculos muito diferentes e maravilhosos para se ver.

CHEGANDO NO HOSTEL EM TALLINN

Chegamos as 23hs na Tallinna Bussijaam, a estação de ônibus de Tallinn, e fomos de ônibus para o Kohver Hostel. O hostel fica no terceiro andar de um antigo edifício no centro velho da cidade, um charmoso lugar com cozinha,  muitos quartos e banheiros confortáveis, um super atendimento com uma galera muito amável hospedada lá.

PRIMEIRO DIA EM TALLINN

Exaustas da viagem, naquele dia acordamos um pouco mais tarde. Sabíamos que teríamos tempo para ver tudo, pois nós pretendíamos ficar somente dentro das muralhas conhecendo as a cidade velha baixa e alta.

Estávamos na cidade baixa e começamos nosso passeio visitando algumas torres que se tornaram verdadeiros ícones turísticos, os símbolos da cidade.

As muralhas de defesa de Tallinn tinham originalmente mais de 2 quilômetros de extensão e contavam com 46 torres. Hoje, a cidade ainda tem 1.8 quilômetros de seus muros preservados e muitas torres.

ST. CATHERINE'S PASSAGE

A passagem de St. Catherine é uma pequena viela medieval, no centro velho de Tallnn, com artistas e muitas lojas de artesanato.

TALLINN CITY MUSEUM

Saímos da St. Catherine Passage e caminhamos em direção aoTallinn City Museum, um museu que apresenta a história da cidade a partir do Séc. XIII.
O museu está localizado em um edifício medieval, e através de diferentes imagens e sons, você terá uma idéia de como as pessoas viviam em Tallinn nos diferentes períodos de tempo.

IMG_1449

ST. OLAF'S CHURCH

Acredita-se que a Igreja de São Olavtenha tenha sido construída no século XII, no tempo do Rei Olavo II da Noruega e reconstruída durante o século XVI

Tallinn é uma cidade perfeita para se conhecer caminhando pelas estreitas ruas medievais, mas um passeio pela cidade não ficaria completo sem que ela fosse admirada também de cima.

No alto daquela torre tem um mirante que, para chegar lá, tivemos que subir 258 degraus em uma escada espiral sem patamares, por onde passsavam somente duas pessoas espremidas.  

Tive que parar algumas vezes para descansar. Foi uma subida e tanto!!! 

Também chamou nossa atenção o fato de que até a metade da escada o sentido da subida era para o lado esquerdo e, da metade em diante, era para o lado direito.

MIRANTE DA ST. OLAF'S CHURCH

O skyline da cidade de Tallinn estava na nossa frente!!!

Do mirante da St. Olaf's Church pudemos ver a conformação da cidade e compreender as cidades baixa e a alta, assim como os telhados  baixos e as torres das catedrais que a tornam espetacular.

Tudo começou no início do século XI quando um grupo de pessoas se reuniu num pequeno vilarejo e construiu um  forte de madeira para sua proteção. Em 1219 chegaram os dinamarqueses que se estabeleceram colocando uma fortaleza maior no alto do monte de Toompea, a chamada cidade alta.

GREAT COASTAL GATE AND FAT MARGARET TOWER

O Museu Marítimo da Estónia, o Great Coastal Gate, está localizado na torre de Margaret Fat, construída no início do século XVI.

O museu apresenta a história dos navios e da navegação na Estónia. Outras partes do museu marítimo são o museu da mina e o porto do Seaplane onde os navios do museu são apresentados.

SEGUINDO EM DIREÇÃO À CIDADE ALTA

Tallin é uma cidade muito charmosa, ficamos encantadas com seus edifícios seculares.

Uma pequena subida pela Pikk jalg, uma das ruas mais charmosas de Tallin nos leva a Toompea, a parte alta da cidade antiga. Toompea está localizada em um morro que, segundo a lenda, é o túmulo de Kalev. Na mitologia estónia e no poema épico de Friedrich Reinhold Kreutzwald intitulado "Kalevipoeg", Kalev é o pai de Kalevipoeg e o marido de Linda.

A CIDADE ALTA

 Estávamos extremamente envolvidas pela graciosidade daquela cidade que parecia ser um conto de fadas.

Entrando por este portal de Toompea, na cidade alta do Centro histórico de Tallinn, tem uma subida em que é possível encontrar pintores vendendo seus quadros e, ou pintando rostos de turistas.

 CATHEDRAL ALEXANDRE NEVSKY

Uma catedral ortodoxa estoniana localizada em Toompea, na cidade alta do Centro histórico, foi concluída em 1900 durante o período no qual a atual Estônia fazia parte do Império Russo. Projetada por Mikhail Preobrazhensky, baseado no antigo modelo arquitetônico russo, possui a maior cúpula dentre as catedrais ortodoxas.

A catedral foi considerada pelos estonianos como um monumento à dominação russa, um dos mais belos e conservados exemplares e símbolos da religião Ortodoxa Russa na Europa. Com a presença dela na cidade a influência russa é visível na cidade de Tallinn.  Ela é também um símbolo do poder dos czares sobre o povo estoniano, das décadas mais recentes do domínio soviético.

TOOMPEA CASTLE

Em frente à Alexandre Nevsky encontra-se o primeiro castelo que acredita-se ter sido construído no século X por presidentes do conselho estoniano da antiga Rävala,  uma das primeiras áreas habitadas, que mais tarde se tornou Tallinn.

O reconstruído Castelo de Toompea, encimado pela torre Pikk Hermann, ainda domina Tallinn, abrigando hoje o Parlamento da Estônia.

ST. MARY'S CATHEDRAL

Igualmente conhecida como a igreja da abóbada é uma igreja originalmente estabelecida pelos dinamarqueses no Séc. XIII, a igreja mais antiga em Tallinn. 
Originalmente uma catedral católica romana que em 1561 transformou-se Lutherana. É a sede do Arcebispo de Tallinn, o líder espiritual da Igreja Evangélica Luterana da Estônia, e presidente do sínodo governante daquela igreja.

TERRAÇO KOHTU

Do Terraço Kohtu, em Toompea, uma grande varanda ao ar livre, exposta ao público, pode se ter os charmosos telhados vermelhos e muralhas de pedra num horizonte enfeitado por pontiagudas torres: Tallinn Town Hall, St. Nichoas Church and Museum e St. Olaf's Church. Incrível que, depois de tantas guerras,Tallinn conseguiu ficar intacta e ganhou em 1991 o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

PASSEANDO POR TOOMPEA

Toompea, na cidade alta do Centro histórico, é definitivamente um lugar excelente para caminhar admirando as antigas obras e os eventos que a compõe. Começamos a voltar para a cidade baixa a fim de ver algumas obras que avistamos do alto do Terraço Kohtu.

ST. NICHOLAS' CHURCH AND MUSEUM

Igreja de São Nicolau é uma antiga igreja medieval dedicada ao padroeiro dos pescadores e marinheiros. Originalmente construída no século XIII, foi parcialmente destruída no bombardeio soviético de Tallinn na Segunda Guerra Mundial. Desde então, foi restaurada e hoje abriga uma filial do Museu de Arte da Estónia, concentrando-se principalmente na arte eclesiástica da Idade Média em diante. A antiga igreja também é usada como sala de concertos.

IMG_1565
IMG_1557
IMG_1567
IMG_1570
IMG_1571
IMG_1568
IMG_1569
IMG_1572

ESTONIAN THEATRE AND MUSIC MUSEUM

O museu tem uma grande coleção de instrumentos musicais e teatrais, assim como diversos adereços feitos por artesãos locais e feitos fora da Estónia.

O departamento de música tem instrumentos musicais e canções escritas à mão e notas de notáveis compositores de música. O departamento de teatro fornece uma visão geral do teatro da Estônia. Há coleções de fotos antigas de teatro, figurinos e documentos. Ele tem também  uma biblioteca separada.

THE WAR OF INFEPENDENCE VICTORY COLUMN

Em frente à Praça da Liberdade, do outro lado da St. John's Church se encontra, acima da escadaria, a coluna que homenageia a Guerra da Independência da estônia sobre a Russia.

ST. JOHN'S CHURCH

A igreja é construída no estilo neo-gótico. Um grande edifício com uma torre alta na extremidade ocidental, encimado com um spire decorativo. A igreja foi construída na borda oriental da Praça da Liberdade. O arquiteto da igreja foi Christoph August Gabler, um arquiteto nativo da cidade. Nos anos 30 e nos anos 50 houveram planos para demolir a igreja, mas a oposição local impediu.

DANISH KING'S GARDEN

O jardim dinamarquês, de acordo com uma antiga lenda, é o local onde uma bandeira desceu do céu durante a invasão dinamarques, tornando-se a bandeira nacional da Dinamarca.

Há também outras lendas sobre este jardim, contudo, foi o reinado dinamarquês que durou mais de um século em Tallinn e no Norte da Estónia que deu o nome ao jardim.

Todos os anos, no dia 15 de Junho, o Dia da Bandeira Dinamarquesa é comemorado lá.

PASSEANDO PELA CIDADE BAIXA

Caminhar pela Cidade Velha é como voltar no tempo. O melhor de Tallinn se concentra ao redor da Raekoja Plats, a Praça da Prefeitura, e de Toompea, a Cidade Alta. Facilmente se pode percorrer tudo a pé. 

Estavamos terminando nosso roteiro daquele dia e aproveitamos para ficar mais um tempo rodando pelo centrinho, perto da Raekoja Plats, onde se encontra a Tallinn Town Hall, o prédio da Prefeitura, um dos ícones da cidade, que tem uma torre octogonal que se destaca bem acima do telhado de duas águas.

TALLINN TOWN HALL NA RAEKOJA PLATS

Depois de passarmos pelo hostel para descansar e jantar. À noitinha voltamos para a bela Praça da Prefeitura para tomar uma ceveja e contemplar o movimento dos turistas que se passeavam e se divertiam.

DIA SEGUINTE EM TALLINN

Acordamos mais tarde e curtimos a manhã no hostel arrumando nossas mochilas.

A Paula embarcou no ferry para Helsinki e eu no avião para Dublin, Ireland. Estávamos contentes e satisfetas por nossa aventura. Tudo deu certo como planejamos e ainda combinamos uma viagem dela para Dublin. Com certeza teremos outras aventuras por lá e mais histórias para contar.

ARQUITETURA MODERNA EM TALLINN

Caminhamos juntas até perto a Linda Line Express para a Paula embarcar no ferry e eu fui até a estação Resisadam para pegar o ônibus número 2 e ir até o Lennart Meri Tallinn Airport.

No caminho me deparei com este eifício modermo e estas esclturas na porta de entrada de um moderno edifício institucional.

IMAG3948

LENNART MERI TALLINN AIRPORT 

Apesar de ser o maior do país, o aeroporto internacional de Tallinn é moderno, pequeno, aconchegante e muito bonito.

bottom of page