top of page

FRANÇA

 

PARIS, capital

 

A iluminada Paris é a capital da França e também uma das cidades mais importantes na história do mundo. Abriga numerosos monumentos por seu considerável papel político e econômico. Suas arquiteturas, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem dela uma das cidades mais visitadas do mundo.

Paris encanta aventureiros, casais, solteiros, idosos e amantes de história, artes e arquitetura. Em Paris tudo é maravilhoso!!!

IMG_2970_edited.jpg

 

Chegando em Paris

Dediquei seis dias da minha viagem para esta cidade maravilhosa e assim mesmo não consegui ver tudo.

Cheguei de trem na Gare du Nord, a estação central que fica no norte de Paris. Olhando pela janela do ônibus, enquanto me dirigia até a casa de uma amiga onde me hospedei, conheci um pouco da cidade e me surpreedendi com sua beleza.

 

Como se localizar em Paris

Paris é organizada em 20 bairros ou regiões chamados arrondissement. Eles começam no centro e mudam de número seguindo a forma de um caracol, conforme o mapa ao lado.

Geralmente estudo o roteiro da viagem ainda antes de partir, mas para Paris não me preocupei, pois pensei que estando na casa de uma uma parisiense, teria uma guia.

Engano meu!!! Aprendi que os franceses não são receptivos como os brasileiros.

Acabei tendo que me virar sozinha, pois ela não estava muito disposta a passear e mostrar sua cidade.

Então fui à luta!!!

 

Primeiro dia em Paris 

A casa da parisiense ficava no 20º arrondissement. No primeiro dia, acordei cedo e fui de ônibus ao 1º arrondissement, que fica bem longe de onde eu estava. Me senti como uma deusa passeando na minha primeira manhã em Paris.

 

Mussè du Louvre

Cheguei no Museu do Louvre, um dos maiores e mais famosos do mundo, meu ponto de partida para esse dia, onde começa o Eixo histórico no centro de Paris.

Entrei para conhecer á área externa e deixei a visita do seu interior para outro dia, pois eu queria admirirar a cidade e não passar o dia dentro do museu.

 

Palais de Toyale

Em frente a ala norte do Museu do Louvre está o Palais Royal, um palácio e jardim.

 

Seguindo pela Avenue des Champs Elyssès

Esta avenida é referência ao paraíso dos mortos na mitologia grega, uma das mais famosas do mundo, repleta de cinemascafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia. Dizem que os aluguéis chegam a 1 milhão por ano por cada 100 metros quadrados, a segunda avenida mais cara de toda a Europa, depois da Bond Street, em Londres.

Arc de Triomphe

Este arco foi construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte.

Nele estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais e em sua base situa-se o túmulo de um soldado desconhecido.

 

O Arco do Triunfo faz parte do Eixo Histórico que contém uma série de monumentos e grandes vias públicas, em um percurso que vai desde o pátio do Louvre até ao Arco de la Défense.

Caminhei do Museu do Louvre até o Arco do Triunfo e de metrô fui ao La Défense.

La Defénse

Este lugar é o maior centro financeiro da cidade de Paris e o maior centro empresarial na Europa. 

Chamado de a Paris Moderna, o distrito se encontra na extremidade ocidental de Paris, ao longo do Eixo Histórico.

20150116_144618_edited.jpg

 

Desde o La Defénse se pode ver a Paris antiga e o Arc de Trionphe no final da Avenue des Champs-Élysées.

A noite em Paris

Voltei de metrô até o 1º arrondissement  para ver Paris iluminad, quando estonteei com sua beleza.

Segundo dia em Paris

Neste dia, minha minha amiga parisiense decidiu me apresentar o bairro onde ela mora. O 20º arrondissement  é um bairro onde moram e trabalham muitos artistas. Compramos pão, passeamos e visitamos algumas casas de artistas.

EIFFEL TOWER

A tarde visitei a Torre Eiffel, de ferro treliçada do século XIX, o edifício mais alto de Paris, localizado no Champ de Mars, 7º arrondissement. Ela se tornou o ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. Também o monumento mais visitado do mundo.

 

A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou nos elevadores no primeiro e no segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas. No segundo nível tem um restaurante.

Terceiro dia em Paris

No terceiro dia eu estava pronta para me dedicar ao Mussé du Louvre. Ele é tão grande que necessita de pelo menos seis horas para conhecê-lo. Como o ticket vale o dia, sugiro ficar três horas de manhã, sair para fazer um lanche e voltar para mais três horas de tarde. Este é o tempo que considero suficiente para conhecer todo o museu.

 

Mountmartre

O famoso bairro dos artistas e da boemia de Parisiense fica em uma colina que no tempo dos gauleses que se destinava a lugar de culto. 

Na Idade Média era lugar de peregrinação.

Montmartre está localizado no 18º arrondissement. É conhecido mundialmente pela Sacré Cœur, a Basílica do Sagrado Coração. 

Este bairro também é um lugar de artistas e muitas lojinhas de souvenires.

 

Moulin Rouge

Chamado de Moinho Vermelho, o cabaré foi construído foi o ano de 1889 por Josep Oller, o antigo proprietário do Paris Olympia. Situado ao pé de Montmartre,

Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, ligado à história da boemia da cidade.

Com mais de cem anos, Moulin Rouge continua oferecendo grande variedade de espetáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boêmio da bela época que ainda está presente no interior da sala de espetáculos.

 

Quarto dia em paris

Cedinho saí, ansiosa para ver a Fundation Jérôme Seydoux - Pathé  no 13º arrondissement , uma obra do arquiteto italiano Renzo Piano. Como a Fundação só abria depois das 10hs, antes passei pelo 12 º arrondissement para visitar Palais de la Porte Dorée.

Palais de la Porte Dorée

O  salão de exposições que abriga a Cité nationale de l'histoire de l'immigration, bem como um aquário tropical na sua adega.

O edifício foi construído para a exposição colonial de Paris de 1931.

PALAIS_DE_LA_PORTE_DORÉE_edited.jpg
IMG_3732_edited.jpg

Além do seu estilo Art Decô, sua fachada tem 1200 m² do altos e baixos relevos esculpidos pelo escultor Alfred Janniot retratando navios, oceanos e vida selvagem, incluindo antílopes, elefantes, zebras e cobras.

 

Fundation Jerôme Seydoux-Pathé

Atrás da fachada esculpida por Auguste Rodin em 1869, o arquiteto italiano Renzo Piano construiu uma concha com cinco andares no meio do jardim. Além da cobertura, dentro dos dois níveis superiores tem uma combinação sutil de madeira e de aço, o que torna Jérôme Seydoux - Pathé o único na sua característica.

 

No interior da Fundation Jérôme Seydoux - Pathé  havia uma exposição de materiais de fotografia. Também assisti um curta metragem sobre a história da moda em Paris e da construção do prédio.

Jardin des Plantes

No caminho para o centro passei pelo Jardin des Plantes, situado no 5º arrondissement de Paris. O jardim botânico é aberto ao público como parte integrante do Museu Nacional de História Natural.

 

Moucherabieh Institut Monde Arabe

Ainda no 5º arrondissement, passei pelo Instituto do Mundo Árabe, Moucherabieh Institut Monde Arabe, um dos monumentos mais prestigiados de Paris pela sua qualidade arquitetônica e o belo brilho dos seus materiais em cinza monocromático.

Maroc Contemporain

Em frente ao Moucherabieh Institut Monde Arabe encontrei este pavilhão temporário chamado Maroc Pavillion, construído para o Marc Contemporain, uma exposição de artistas contemporâneos marroquinos de várias gerações.

Cathédrale Notre-Dame de Paris

Esta é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.  Notre-Dame  significa Nossa Senhora.

IMG_3272_edited.jpg

Île de La Citè

Em uma das duas ilhas no meio do no rio Sena, situada no1º arrondissement, se encontra a Catedral de Notre-Dame de Paris com seu belo jardim nos fundos.

IMG_3653_edited.jpg

Quinto dia em Paris

Com minha amiga parisiense, na parte da manhã visitei o Cimitérie Père-Lachaise, no 20º arrondissement. Paris estava em um momento difícil, com diversas manifestações políticas. Naquele dia estava sendo enterrado um artista conhecido, morto em uma manifestação. Haviam diversos policiais protegendo a multidão. Acompanhamos os rituais do enterro e depois demos uma volta para conhecer o cemitério.

Cimitérie Père-Lachaise

O maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo, onde estão sepultadas diversas celebridades: escultores, pintores, escritores, poetas, filósofos, sociólogos, historiadores, músicos, cantores, cineastas e outros como Isadora Duncan e Allan Kardec.

Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou

Situado no 3º arrondissements, no Centro Pompidou encontram-se o Musée National d'Art Moderne, a Bibliothèque publique d'information, o IRCAM, um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais.

 

Ele um dos principais exemplos da arquitetura high-tech - uma tendência dos anos 70 inspirada na arquitetura industrial e nas novas tecnologias. Ela utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos e tem como conceito a exposição de todas as tubulações que até aquele estágio da arquitetura estavam todas sendo escondidas dentro das paredes. No Centro Pompidou, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e no sistema estrutural em aço.

Desde quando eu estudava arquitetura, um dos meus sonhos era conhecer esta obra do arquiteto italiano Renzo Piano.

Palais Garnier

Encerrei meu dia nesta casa de ópera localizada no 9º arrondissement. 

O edifício é considerado uma das obra-primas da arquitetura de seu tempo, em estilo neobarroco. 

Sexto e último dia em Paris

No último dia saí cedo para aproveitar um pouco mai a cidade, antes de embarcar no ônibus que me levou de volta ao aeroporto.

Place des Vosges

Cruzei pela praça mais antiga de Paris. Localizada na divisão entre o 3 º e 4 º arrondissements.

Ela foi uma área para a nobreza parisiense nos séculos XVII e XVIII.

20150121_101529_edited.jpg
20150121_101900_edited.jpg

Saindo de Paris

Neste dia embarquei em um ônibus que me levou até o Aeroporto Beauvais-Tillé e viajei para Dublin com a Ryanair, uma empresa Irlandesa Low Cost. Este tipo de empresa utiliza este aeroporto que fica por volta de 80km de Paris.

bottom of page