CROÁCIA
SPLIT
Split é uma cidade ao sul da Croácia situada na Dalmácia, uma faixa estreita da costa leste do Mar Adriático estendida desde ilha de Rab, ao norte, até a Baía de Kotor, ao sul, com inúmeras ilhas paralelas, e coberta pela cordilheira dos Alpes Dináricos na Europa Meridional, abrangendo partes dos países: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Albânia.

Cheguei em Split de barco, desdeTrogir. Na Fruit Square e encontrei um grupo de brasileiros com uma guia não soube me informar onde havia um restaurante vegano, dizendo também que em Split nao há nenhum. No restaurante da praça onde comi uma massa ao molho de tomate, uma das minhas opções veganas para as viagens.


O hostel ficava em uma ruela bem estreita, dificil de encontrar. Após me acomodar, sai para conhecer o centro histórico, com calçadas claras e brilhantes.
No caminho encontrei a People's Square, uma praça com varios bares e restaurantes.


Na beira do mar, calçadão é uma das belezas por onde passei, curtindo a paisagem.


Mais tarde encontrei Marmontova Ulica, uma rua um pouco mais larga com diversas lojas chiques.


Entrei em uma ruazinha curta e estreita, perpendicular a Marmontova Ulica, para ver a Republic Square, uma grande praça aberta cercada por uma coleção de elaborados edifícios neo-renascentistas conhecidos como Prokurative. Em cada verão ela renasce com shows e eventos culturais, entre eles o Festival Musical de Split.
A praça também se abre para uma vista adorável do porto onde deparei o pôr do sol


No dia seguinte visitei a praça central onde se encontra a católica Saint Domnius Cathedral, considerada a mais antiga do mundo com estrutura original sem renovação, construída em 305 dC como o mausoléu Diocleciano.


Na parte de cima está o Basement Halls, uma intocável. Existem antiguidades em todo o espaço e também artefatos valorosos empilhados na parte de trás, nas paredes medianas.



Em frente a catedral se encontra o Jupiter's Temple. Relevos representando deuses e vários heróis como Victoria, Triton, Helios, Hércules, Júpiter e Apol estão em frente ao templo, acima da porta de entrada ricamente decorada. em seu interior tem um poço para jogar moedas e fazer pedidos.



Uma escadaria que leva para o subsolo do Palácio impressionou por suas espessas paredes e colunas.


Split passou a ser o meu xodó da Croácia, com seus longos corredores e diferentes atrações.




Durante uma semana na costa da Dalmácia visitei quatro lugares incríveis: Trogir, Split, Dubrovnik e Zadar, inclusive cruzei a Biovoko Mautain até chegar no Plitvice Lakes National Park, o lugar que me presenteou com a maior felicidade de conhecer a bela Croácia.
