EGITO
GIZÉ - SAQQARA - MEMPHIS
O Egito é um país que liga o nordeste da África ao Oriente Médio.
Monumentos milenares no Egito incluem as colossais Pirâmides e a Grande Esfinge, assim como templos e tumbas com sua maioria ao longo do Vale do Rio Nilo.
Nesta viagem ao Egito embarquei com duas amigas em um tour para Gizé, Saqqara e Memphis.
Passamos a noite de reveillon em uma festa onde vimos o brilho do Ano Novo em um dos lugares mais importantes para a história da humanidade: as pirâmides Guisé, Qéops e Quéfren.

GIZÉ
A cidade de Gizé cidade localiza-se na margem ocidental do rio Nilo formando uma conurbação com Cairo, a capital do país.
Neste lugar se encontra o Planalto de Gizé, onde estão alguns dos mais impressionantes monumentos antigos do mundo incluindo um complexo de estruturas sagradas e fúnebres do Egito Antigo: a Grande Esfinge e as pirâmides: Queóps, Quéfren e Miquerinos.



ESFINGE
A esfinge é uma criatura mítica com a cabeça de humano, corpo de leão e asas de águia.
Ao contrário da esfinge grega que é representada por uma mulher, a esfinge egípcia é um homem, benevolente, mas com uma força semelhante à versão grega. Ambas eram consideradas guardiãs e ladeavam as entradas dos templos.



A Grande Esfinge se tornou um emblema do Egito, frequentemente aparecendo em seus selos, moedas e documentos oficiais.



QUÉOPS
Conhecida também como pirâmide de Gizé, a maior pirâmide egípcia e tumba do faraó Khufu da quarta dinastia tem altura: 140 metros, base: 230 metros e perímetro: 1 quilômetro.
Construída no início do século 26 aC durante um período de cerca de 27 anos. Ela é a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única pirâmide que permanece praticamente intacta.



QUÉFREN
A pirâmide de Quéfren é a segunda maior do Egito, ficando atrás apenas da pirâmide de Quéops.
Ela é única das pirâmides que ainda conserva uma pequena parte de seu antigo revestimento de calcário branco na parte superior.



A pirâmide de Quéfren foi construída com cursos de pedras irregulares na horizontal. As maiores estão no fundo e na medida que sobe as pedras se tornam menores ficando apenas com 50cm de espessura no ápice.



MIQUERINOS
A pirâmide de Miquerinos é a menor do conjunto, a da esquerda, com altura: 66 metros e base: 100 metros.


SAQQARA
Saqqara é uma vila egípcia na província de Gisé, onde estãos primeiras pirâmides conhecidas.
Ela contém o mais antigo e completo complexo de construção de pedra conhecido na história, a Pirâmide de Djoser, construída em 2630–2610 a.C. durante a Terceira Dinastia.
Esta pirâmide e suas construções circundantes são considerados as estruturas monumentais construídas em alvenaria revestida mais antigas do mundo.



No portal de entrada de Saqqara Necropolis as estreitas passagens, as largas colunas e os pequenos espaços tornam este monumento grandioso.



Enormes colunas marcam a passagem final para a grande área onde se encontra a pirâmide de Djoser.



A pirâmide de Djoser, também chamada de escalonada, tem uma estrutura de 6 níveis e 4 lados. Ela foi construída no século 27 a.C. durante a Terceira Dinastia para o enterro do faraó Djoser.



No lado oposto da pirâmide de Djoser está o acesso para seu interior através de uma longa escada que leva a quatro pavimentos abaixo.




A pirâmide de Djoser é a característica central de um vasto complexo mortuário em um enorme pátio cercado por estruturas cerimoniais.




O túmulo pertencente ao faraó Djoser tem a maior parte da sua estrutura subterrânea com um labirinto decorado com gravuras hieroglíficas e azulejos de faiança que conduzem a uma câmara mortuária contendo um grande sarcófago de granito.
O sarcófago, recentemente reaberto ao público após extensos trabalhos de restauração, na nossa visita estava com sua escadaria de acesso fechada. Assim, seguimos pelo cemitério.



Encerramos esta visita caminhando ao longo do cemitério onde cruzamos por este portal repleto de gravuras nas paredes.




MEMPHIS
Situada na Grande Cairo, esta cidade foi a antiga capital de Inebu-hedj, o primeiro nome do Baixo Egito que significa "Estrada das Esfinges com Cabeça de Carneiro".
No arqueológivo site de Memphis está a colossal estátua do Rei Ramesess II.


Um grande número de esculturas representando Ramesses II, o Grande, foi descoberto em Memphis. Entre as mais impressionantes está a monumental estátua esculpida em calcário que mede cerca de 10 metros de comprimento, com pés e base quebrados.



Estátuas e pedaços de construção dos templos em Memphis espalham-se pelo parque.


No final deste belo passeio comemoramos estas agradáveis experiências com um jantar típico.



No Egito conheci a capital, pirâmides, templos e desertos: