HOLANDA
HAARLEM
Eu estava em Amsterdam com uma amiga quando decidimos conhecer um pouco mais da Holanda.
Viajamos trinta minutos de trem para esta pequena cidade chamada Haarlem, um nome que lembra o atual bairro de Haarlem de Nova Iorque.
A história conta que foi o holandês Peter Stuyvesant quem fundou New Haarlem nos EUA. Em 1664 ela foi cedida provisoriamente aos ingleses e após renomeada para Nova York.
Logo na chegada, pertinho da estação de trem, cruzamos por sua estátua.


Mais adiante, na rua principal caminhando em direção ao centro, observamos que as esquinas são tratadas com charme, mas as bicicletas para levar os babys nos atrairam ainda mais.



GROTE MARKT
A principal praça de Haarlem é ampla e está rodeada de edifícios emblemáticos. A basílica de San Bavó, construída pelos católicos em 1895 e Vleeshal, o antigo mercado de carne transformado em museu de arqueologia e sala de exposições.

Andar de bike pode ser uma boa alternativa para um passeio pela cidade, mas preferimos caminhar para admirar cada detalhe construtivo.



Nos estreitos e charmosos becos pode se encontrar flores e bicicletas compondo a paisagem, lugares que com a Valdineia curti passear.



TRÊS PONTOS TURÍSTICOS EM HAARLEM
Sobre o rio Binnen Spaame cruzamos pela ponte Gravestenenbrug (1950). Construída em aço e levadiça dupla, é destinada ao tráfego de pedestres e bicicletas.
Do outro lado do rio encontramos o Amsterdamse Poort, um antigo portão da cidade (1355). Dos doze portões originais ele é o único remanescente das defesas de Haarlem.
Molen De Adriaan (1779) é o moinho de vento que tem sido parte distinta do horizonte de Haarlem durante séculos. Construido para para produzir cimento, tinta e tanbar, ganhou sua concessão para ser o único produtor de cimento da cidade por 25 anos e, mais tarde, convertido em um moinho para produzir rapé de tabaco. Foi incendiado em 1932 e reconstruído para museu em 2002.



BLOEMENCORSO
O Flower parade Bollenstreek é um desfile que passa por várias cidades com carros alegóricos recheados de flores.
Desde o final da segunda guerra mundial os holandeses celebram as flores da primavera em Duinen Bollenstreek, uma região na Holanda Ocidental com dunas costeiras onde cultivam bulbos de flores. Situado no coração da Holanda histórica, é limitado por Haia a oeste e Haarlem ao norte.
Este é um evento que eu gostaria de ter assitido, mas infelizmente passei por Haarlem em janeiro. O próximo será no domingo, 24 de abril de 2022.


Conheça mais sobre os lugares que visitei na Holanda