GRÉCIA
SANTORINI
Santorini é uma das ilhas Cíclades no Mar Egeu. A erupção vulcânica no século 16 a.C. moldou para sempre sua paisagem acidentada.
As casas cubiformes caiadas de branco de suas três principais cidades, Fira e Oia e Pyrgos, se agarram a penhascos acima de uma caldeira subaquática (cratera) com vista para o mar, pequenas ilhas a oeste e praias formadas por seixos vulcânicos pretos, vermelhos e brancos.

Com Ângela, uma amiga, cheguei em Santorini depois de seis horas navegando em um enorme ferry. Alugamos um carro e conhecemos cada canto desta formosa cratera vulcânica.



Nos hospedamos em um hostel nesta inédita praia de areia preta chamada Perissa.


No primeiro dia saímos para conhecer a ilha, onde a terra vulcânica, escura, deixa as paisagens sombrias e exóticas.

PYRGOS
O que torna a aldeia de Pyrgos única é o fato de ser a vila mais alta de toda a ilha, proporcionando excelentes vistas panorâmicas para ambos os lados.
Graças à sua posição privilegiada, é possível colocar os olhos em vales verdes, no mar e em toda a ilha que se desdobra sob seus pés.



Pyrgos permanece tradicional pelo fato de se subdesenvolvida, com caminhos estreitos, sinuosos, e casas de pedra.



OIA
Esta éa famosa vila cênica, costeira, na ponta noroeste de Santorini, que expõe suas casas caiadas esculpidas nos penhascos escarpados com vista para uma vasta caldeira cheia de água.
É construída na encosta íngreme, onde as casas e restaurantes são construídos em nichos esculpidos.

Oia está situada em um local que oferece excelentes vistas do pôr do sol.
Os arredores idílicos da cidade têm um complexo de igrejas brancas com cúpulas azuis, charmosas casas tradicionais das Cíclades e casas em cavernas esculpidas na face da rocha.





Seus caminhos são muito estreitos e, portanto, ficam congestionados durante a temporada turística com passagens íngrimes e uma praça central.
Também tem um comércio movimentado.




FIRA
Esta é a bela capital da ilhade Santorini, o maior e mais cosmopolita povoado, uma combinação de beleza natural, vida social, noturna e compras.
Fira oferece uma variedade de restaurantes, cafés, bares e discotecas onde de Santorini onde é possível relaxar e apreciar a vista fantástica, ou dançar e divertir-se.
Ela possui a maior seleção de restaurantes e entretenimento da ilha e também o maior shopping center. Além disso, muitas lojas de roupas, presentes e souvenirs, supermercados e outras facilidades.



No dia seguinte conhecemos o lado sudoeste da ilha de Santorini, com paisagens que nos fizeram parar o carro para admiriar.



SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE AKROTIRI
Este é um sitio da Idade do Bronze. enterrado pela erupção do vulcão Thera durante o milênio II a.C.
Seu nome deriva de uma aldeia Akrotiri, localizada numa colina próxima.


Afrescos, cerâmica, móveis, avançados sistemas de drenagem e edifícios de três andares foram descobertos no sítio, cuja escavação foi iniciada em 1967 por Spyridon Marinatos.
Alguns historiadores sustentam que o desastre ocorrido com este assentamento tenha sido a inspiração para a história platônica de Atlântida.



AKROTIRI
Nesta aldeia paramos para tomar um café e encontramos esta pequena e bela igreja.


A arquitetura moderna grega mostra seu potencial nestas casas, através da simplifidade e da elegância.

TOMATO INDUSTRIAL MUSEUM
Seguimos até a Vlychada Beach para ver o museu do tomate, mas infelizmente já estava tarde e ele estava fechado.


VLYCHADA BEACH
Encerramos nosso passeio nesta praia assistindo os barcos no clube náutico e o por do sol.



Esta viagem pela Grécia maravilhosa abrangeu a capital Atenas e as ilhas: Mikonos, Delos, Paros, Antiparos, Naxos e Santorini.