GRÉCIA
ATENAS, capital
Atenas é a capital da Grécia, a maior cidade deste país com o litoral mais longo da Bacia do Mediterrâneo, com milhares de ilhas. Ela é uma das cidades mais antigas do mundo, com sua história de no mínimo 3.400 anos. Sua herança da Era Clássica ainda é evidente. Também foi um dos mais importantes centros culturais, intelectuais e econômicos da antiguidade, junto com Roma.
Atenas ganhou esse nome em homenagem a deusa mitológica Atena, filha de Zeus, que disputou com Poseidon a proteção da cidade.
Mas é claro que Atena ganhou e hoje temos esta bela cidade florida.



LIBRARY OF HADRIAN
Esta biblioteca foi planejada pelo imperador romano Adriano, 132-134 dC, como parte do plano de reconstrução da cidade.
Com fachada de colunas e altas paredes circundantes, o edifício foi utilizado para armazenar importantes obras literárias e documentos legais e administrativos, além de um ter local para palestras e de sediar várias escolas filosóficas.
O complexo da biblioteca teve uma história agitada e variada. Hoje, a fachada de entrada sobrevive de forma suficiente para dar uma ideia da escala do edifício.


Durante a invasão dos Heruli em 267 dC a biblioteca sofreu danos notáveis. Nos séculos IV-XII, fez parte de um muro de fortificação. A partir do século XV foi local de bazares e edifícios residenciais. Durante o século XVIII serviu tanto como mesquita quanto como fortaleza. No século XIX, foi utilizada como quartel do exército e como prisão. Suas escavações começaram na segunda metade do século XX quando se deu o início das restaurações de partes da biblioteca à sua forma original.



Ainda são visíveis elementos arquitetônicos das várias igrejas construídas no pátio central, incluindo partes de seu piso de mosaico.

ÁGORA ROMANA DE ATENAS
Segundo os arqueólogos, foi construída no século I a.C., consistindo em um grande pátio ao ar livre cercado por colunatas nos quatro lados.
No lado leste havia uma série de lojas e no lado sul uma fonte.
A entrada principal ficava a oeste, mas também havia outra entrada que levava à Torre dos Ventos, uma construção octogonal usada para contar as horas e prever o tempo.


Atenas sempre chamou a atenção com a pergunta: Como o ser humano conseguiu construir templos e monumentos tão lindos e grandiosos há 2000 anos, possível de ainda estarem em pé?
ACRÓPOLE DE ATENAS
A Acrópole de Atenas e seus monumentos são símbolos universais do espírito clássico da civilização. Eles formam o maior complexo arquitetônico e artístico legado pela Antiguidade grega ao mundo.
Ela é uma antiga cidadela está localizada em um afloramento rochoso na cidade de Atenas e contém os restos de vários edifícios antigos de grande significado arquitetônico e histórico, sendo o mais famoso o Parthenon.

ACRÓPOLE DE ATENAS, PARTHENON
Parthenon é o templo que domina a colina da Acrópole em Atenas. Foi construído em meados do século V a.C. em ação de graças pela vitória helênica sobre os invasores persas durante as guerras greco-persas e dedicado à deusa grega Athena Parthenos.
Este templo é considerado o ponto culminante do desenvolvimento da ordem dórica, a mais simples das três ordens arquitetônicas gregas clássicas.


ACRÓPOLE DE ATENAS, TEMPLO DE ATENA NIKE
Os cidadãos adoravam as deusas na esperança para um resultado bem-sucedido na longa Guerra do Peloponeso travada contra os espartanos e aliados. Atenas Nike era uma delas, a deusa da vitória na mitologia grega. Ao lado do Partenon, seu templo vem sendo restaurado desde o ano de 2000.


ACRÓPOLE DE ATENAS, ERECHTHEION
Construído para abrigar a estátua de Athena Polias, chamado na erudição moderna de Erechtheion ou Templo dos Polias, é o templo jônico no qual está a antiga estátua.




A oliveira era a árvore sagrada da deusa Atena. Seu ramo é sinal de paz e, quando transformado em coroa de flores, é troféu para os atletas olímpicos.
Diz a lenda que “um dia depois que os persas incendiaram a Acrópole em 480 a.C., da oliveira sagrada brotou um novo galho com mais de um metro de comprimento”.
No topo da acrópole, no lado oeste do Erechtheion, onde ficava o santuário de Pandrosus, hoje há uma oliveira sagrada representando a original.
Embora esta não seja a árvore original, ela está no mesmo local.

ACROPOLIS MUSEUM
O Museu arqueológico da Acrópole, fundado em 2003, é focado nas descobertas do sítio arqueológico da Acrópole de Atenas, construído para abrigar todos os artefatos encontrados na rocha e nas encostas circundantes, desde a Idade do Bronze grega até a Grécia romana e bizantina.
O design do arquiteto Bernard Tschumi gira em torno de três conceitos: luz, movimento e elemento tectônico e programático.


Mais de 4.250 objetos são exibidos em uma área de 14.000 metros quadrados, em coleções exibidas em três níveis
No primeiro nível encontram-se os achados das encostas da Acrópole. O corredor comprido e retangular tem um piso inclinado, lembrando a ascensão à rocha.
Seguindo o corredor, há um grande salão trapezoidal que contém as descobertas arcaicas.




No mesmo andar tem artefatos e esculturas de outros edifícios da Acrópole, como o Erechtheum, o Templo de Atena Nike e o Propylaea e descobertas da Atenas romana e cristã primitiva.



O museu fica sobre as ruínas de parte da Atenas romana e bizantina, construído sobre um extenso sítio arqueológico.
Algumas partes do piso são de vidro para permitir que os visitantes vejam as escavações abaixo, onde parte da antiga cidade está exposta. Mas também é possível descer ao subsolo e andar pelas passarelas para ver de perto esta maravilha.

PLAKA
Pertinho do Acrópolis Museum está Plaka, o bairro mais antigo de Atenas com a maioria das ruas só para pedestres. Antigamente era o bairro das boates e hoje, uma área de restaurantes, joalherias, lojas turísticas e cafés. É o lugar turístico do centro de Atenas com restaurantes típicos.




ATHENS HEPHAESTUS TEMPLE
O Templo de Hefesto é o templo antigo mais bem preservado da Grécia. dedicado a Hefesto, o antigo deus do fogo e Atena, deusa da cerâmica e do artesanato.
No topo da colina Agoreos Koronos, o templo foi construído por volta de 450 a.C. e é um exemplo clássico da arquitetura dórica.
O templo foi projetado por Iktinus, um dos arquitetos talentosos que também trabalhou no Parthenon.



STOA OF ATTALOS ARCHEOLOGICAL MUSEUM
Típico da era helenística, o stoa é mais elaborado e maior do que os edifícios anteriores da antiga Atenas. Construído em mármore pentélico e calcário. O edifício faz uso diferentes ordens arquitetônicas: a dórica foi usada para a colunata externa no térreo e a jônica para a colunata interna, uma combinação comum desde o período clássico e na época helenística.
No primeiro andar, a colunata externa é jônica e a interna pergamena. Cada andartem dois corredores e vinte e um quartos alinhados na parede oeste. Os cômodos de ambos os andares são iluminados e ventilados por portas e pequenas janelas localizadas na parede do fundo. Escadas em cada extremidade levam ao segundo andar.


ATHENS FLEA MARKET
Explorar o cenário do varejo durante sua viagem a Atenas é obrigatório, pois há vários estilistas gregos que valem a pena conferir.
Cafés e restaurantes com muitas flores estão na Athens Flea Market.








Nosso próximo destino foi a ilha de Mikonos.