IRLANDA DO NORTE
DERRY-LONDONDERRY
Derry-Londonderry se encontra às margens do rio Foyle, atravessada por duas pontes rodoviárias e uma linda ponte em curva para pedestres, chamada de Peace Bridge.
Seu centro é murado, por uma longa estrutura que serve de museu ao ar livre para seus visitantes e também de caminho para deslocamentos dentro da cidade.

AS MURALHAS DO SÉCULO XVII EM DERRY-LONDONDERRY
Eu viajava com minha filha quando visitei Derry-Londonderry, onde caminhamos pela grande muralha antiga.
Suas paredes variam em largura de 4 à 10 metros e, além de serem as muralhas mais completas da Irlanda, é o melhor exemplo de cidade murada na Europa.


Além de servir de rua para o deslocamento de pedestres, a grande muralha antiga de Derry-Londonderry também oferece espaço para bares e restaurantes.



Ao longo da grande mulhalha de Derry-Londonderry, nosso passeio se revelou em uma cidade esplêndida, repleta de história, herança, interesse e uma vibrante cena cultural.



Derry-Londonderry tem a maior coleção de canhões da Europa. São 24 canhões cujas origens são conhecidas com precisão, muitos deles usados durante grande parte do século XVII.



Conhecemos uma boa parte da cidade de Derry-Londonderry caminhando por cima das muralhas, que têm aproximadamente 1,5 km de circunferência, formando uma passarela ao redor do seu centro, oferecendo um passeio exclusivo para ver o layout original da cidade, que ainda preserva seu plano de ruas em estilo renascentista.




Numa das saídas das muralhas, antes de descer para caminhar no centro, tivemos o prazer de ter uma vista parcial da cidade, no lado oposto ao rio Foyle.



OS PORTÕES EM DERRY-LONDONDERRY
Ao saimos das muralhas, descemos para caminhar no charmosos centrinho e, passamos pelo New Gate e pelo Ferryquay Gate, onde tivemos uma noção da larga espessura das muralhas.
Derry-Londonderry tem quatro portões originais da Cidade Murada: Bishop Gate - Ferryquay Gate - Butcher Gate - Shipquay Gate e três portões adicionados: Magazine Gate - Castle Gate - New Gate.


GUIDHALL
Uma vez fora do círculo das muralhas, nos dirigimos em direção ao rio Foyle e chegamos ao Guidhall, que abriga um grande salão onde muitos eventos de natureza social e política onde é realizado, principalmente, o Feis Doire Colmcille, um evento que celebra a cultura irlandesa.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
PIECE BRIDGE
Cruzamos a ponte da Paz chamada Piece Bridge que cruza rio Foyle. Inaugurada em 2011, a linda ponte para pedestres foi projetada em curva e liga a Ebrington Square ao centro da cidade.



Depois de visitar a Ebrington Square do outro lado do rio, voltamos pela mesma ponte caminhando e curtindo o belísimo pôr do sol daquele dia.
