top of page

ESCÓCIA

 

GLASGOW

Glasgow é uma das maiores cidades da Escócia. Ela cresceu a partir de um pequeno assentamento rural na beira do Clyde River no século XV, tornando-se um importante centro do Iluminismo.

Estive lá especilmente para conhecer o Riverside Museum, uma obra da arquiteta Zara Hadid, no entanto, minha surpresa foi maior quando encontrei uma cidade muito bonita e com um centro glamuroso, além de diversas outras obras que também me encantaram.

 

IMG_5948_edited.jpg

 

GLASGOW CENTRAL STATION

Do aeroporto me desloquei até a estação central construída em ferro e paredes de vidro que passa por cima a Argyle Street, uma importante rua no centro da cidade.

 

AMANHECER DO PRIMEIRO DIA EM GLASGOW

Me hospedei no EURO Hostel, no centro de Glasgow, com opções de cozinha, bar e restaurante. Para quem gosta de ter qualidade sem gastar muito, vale a pena se hospedar lá.

Na primeira manhã acordei cedinho para conhecer a zona central onde visitei diversos lugares turísticos.

 Glasgow me surpreendeu com seus belos edificios com magníficos detalhes do Revivalismo Gótico, Art Nouveau e Arts and Crafts.

IMG_5603.JPG
IMG_5602.JPG
IMG_5599.JPG

PRINCE SQUARE SHOPPING CENTRE

Caminhar pela peatonal Buchanan Street, a principal rua de pedestres do centro de Glasgow estava agradável agradável. Ela tem muitos prédios elegantes, cafés, restaurantes e vitrines encantadoras, inclusive o Prince Square Shopping Centre, construido em 1840, que tem seu centro adornado com vidros decorados, ladrilhos, madeira e ferro, feitos por artistas e artesãos.

GoMA - GALLERY OF MODERN ART
GoMA é a Galeria de Arte Moderna no centro da cidade que oferece um programa de exposições e oficinas temporárias para exibir os trabalho de artistas locais e internacionais.

 

GLASGOW CITY CHAMBERS

Este belo prédio funciona como sede do governo municipal, um exemplo eminente da arquitetura cívica vitoriana, do período do reinado da Rainha Vitória em meados do século XIX.

O estilo vitoriano é Romântico, caracterizado por detalhes como: rendas, golas altas, babados, mangas bufantes, laços, e espartilhos.

É preciso estar dentro dele para poder imaginar o glamour daquele tempo.

IMG_5635_edited.jpg

 

GLASGOW ROYAL CONCERT HALL

No alto da Buchanan Street está a Sala de Concertos Internacionais de Glasgow. Externamente o prédio pareceu ser interessante, mas dentro são escritórios separados por divisorias de PVC.

Contam as histórias que esta obra, construida por Sir Leslie Martin em 1990, foi a vencedora do prêmio Sir Hugh Casson para o pior edifício novo do ano.

GLASGOW SCHOOL OF ART

Em frente ao Glasgow Royal Concert Hall dobrei a esquerda e encontrei a Escola de Artes, Design e de Arquitetura, que produz a maioria dos principais profissionais contemporâneos da Escócia.

 

Quando estive na Glasgow School of Art ela estava em reforma e só consegui entrar no edifício moderno em frente, que é a extensão dela.

 

ST. MUNGO`S CATHEDRAL

A medieval Catedral do Santo Mungo, um missionário do século VI, foi construida em cima do túmulo dele que se encontra na cripta.

IMG_5812_edited_edited.jpg

 

GLASGOW NECROPOLYS

Este é um cemitério vitoriano que fica ao lado da St. Mungo's Cathedral. Cerca de 50.000 pessoas foram enterradas nele e conta com cerca de 3.500 monumentos.

TOLBOOT STEEPLE

No encontro daTolbooth Steeple com a Trongate Gallowgate encontrei esta torre que era um edifício com sete andares, o mais importante de Glasgow, coberto por um relógio e uma coroa de pedra. Ele era salão do conselho e a prisão da cidade, servindo de o pano de fundo para muitos dos dramas sociais e foi nele que bruxas, ladrões e assassinos foram tratados sumariamente.

Esta pequena torre é apenas a parte que restou do edifício.

IMG_5817_edited.jpg

 

BARONY HALL

Conhecida também como Barony Church, ela é um excelente exemplo da arquitetura gótica vitoriana construída em arenito vermelho, mais antiga sobrevivente juntamente com a Catedral de Glasgow.

 

IMG_5813_edited.jpg

 

CIVIC ROOM

Este prédio reúne eventos, exposições e projetos para compartilhar o envolvimento crítico entre artistas que trabalham em espaços urbanos e comunidades, num programa desenvolvido por um conselho, incluindo arquitetos, artistas e designers.

 

IMG_5815_edited.jpg

THE PEOPLE`S PALACE & WINTER GARDEN 

O Palácio do Povo foi construído pelo Eng. Alexander B. McDonald em 1898 na área mais insalubre e superlotada da cidade, destinado a ser um centro cultural para melhorar a qualidade da região. Na parte de trás dele tem esta construção de ferro com um café e um jardim em seu inteiror.

TEMPLETON BUSINES CENTRE 

Perto do The People`s Palace encontrei este edifício de escritórios que chamou minha atenção pelos seus tons pastéis e detalhes arquitetônicos em estilo árabe.

UM CASAMENTO ESCOCÊS

Enquanto a noiva não chegava, fotografei a St. Alphonsus Church, as damas de honra e os músicos escoceses que esperavam por ela.

IMG_6090_edited.jpg

AMANHECER DO SEGUNDO DIA - BEIRA DO CLYDE RIVER

Chovia naquela manhã quando me dirigi até a beira do Clyde River, onde se encontram modernas pontes como: a Squiggly Bridge e a Clyde Arc. 

A chuva não impediu minha caminhada para ver a obra mais importante: o Riverside Museum, da arquiteta Zaha Hadid.

IMG_5831_edited.jpg

SCOTISH EXHIBITION AND CONFERENCE CENTRE 

No caminho cruzei pelo Scotish Event Campus onde encontrei o Scotish Exhibition and Conference Centre, uma arquitetura de Norman Foster. Ele trabalha com diversos aspectos importantes como a acústica, tornando o interior agradável, e a forma, criando um exótico exterior.

Usando o conceito de construção naval, emprega um material de folhas planas para cobrir os cascos emoldurados que envolvem diversos ambientes, incluindo o auditório fly-tower. A sobreposição de conchas revestidas em alumínio, refletidas de dia e iluminadas à noite, criam um perfil distinto no horizonte.

2.jpg

 SSE HYDRO 

O SSE Hydro é uma arena de uso múltiplo dentro do mesmo campus. Seu nome é devido à empresa de energia Scottish & Southern Energy, Scottish Hydro, seu principal patrocinador.

Na terceira foto estão meus filhos, que também ciajaram para Glasgow depois que contei sobre a beleza da cidade.

`1.jpg
3.jpg

GLASGOW SCIENCE CENTRE e CINEWORLD CINEMA

Do outro lado do Clyde River se encontram estas duas obras arquitetônicas modernas. Infelizmente a chuva me impediu de atravessar a ponte para chegar perto delas.

RIVERSIDE MUSEUM

Projetado pela arquiteta Zaha Hadid e o engenheiro Buro Happold, inaugurado em 2011. Dizem que em 2013 ele foi anunciado como vencedor do Prêmio do Museu do Ano e tornou-se a quinta atração mais popular da Escócia e não duvido, pois ele é muito lindo.

IMG_5952_edited.jpg

O interior do Riverside Museum é colorido. O verde que contrasta com o cinza no exterior cria o espetáculo. Ele aloja as coleções existentes do Museu de Transporte de Glasgow e outros ítens adicionais que embelezam sua exposição.

IMG_5915
4

KELVINGROVE ART GALLERY AND MUSEUM

Reaberta pela Rainha Elizabeth II em 2006, após um encerramento de três anos para remodelação e restauração, o museu é hoje uma das atrações gratuitas mais populares da Escócia. Possui 22 galerias temáticas que exibem 8000 objetos surpreendentes.

Passei muitas horas encantada com as belas obras, principalmente a ala de pinturas em tela, meu hobby.

20160107_144316_edited.jpg

EDUARD BERSUDSKY KINETIC SCULPTURES

Este evento aconteceu em uma sala escura com diversas esculturas feitas de restos de utensílios e outras peças formando bonecos de gente, animais e gnomos.

As esculturas mexem-se produzindo sons estranhos acompanhados por músicos tocando instrumentos: guitarra, violão, teclado, violino e outros, com a colorida iluminação acompanhando os movimentos das esculturas que criam sombras nas paredes.

Foi o show mais exótico que presenciei, observando em silêncio.

UNIVERSITY OF GLASGOW

Na manhã do terceiro dia visitei a Universidade Federal, fundada em 1451 junto com a Universidade de Edimburgo. Ela faz parte do Iluminismo escocês durante o século XVIII e se mantém intacta.

IMG_5998_edited.jpg

GLASGOW BOTANIC GARDEN

Me surpreendi ao ver a grama branquinha combinando com a branca estrutura metálica do Jardim Botânico de ferro forjado curvado e vidro.

O principal grupo de plantas do Jardim Botânico é a coleção de samambaias da Nova Zelândia e da Austrália. Algumas vivem lá há 120 anos fazendo parte a coleção nacional de samambaias.

Na exposição das plantas nativas da América do Sul, senti o cheiro do Basil.

No dia seguinte eu embarquei para Copenhagen, a capital da Dinamarca.

bottom of page