IRLANDA DO NORTE
GIANT'S CAUSEWAY
The Giant's Causeway é uma área de cerca de 40.000 colunas de basalto interligadas, resultado de uma antiga erupção vulcânica, localizado no Condado de Antrim, na costa norte da Irlanda do Norte.
Foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986 e Reserva Natural Nacional em 1987 pelo Departamento de Meio Ambiente da Irlanda do Norte.
Eu e minha filha visitamos este maravilhoso lugar quando viajamos para Belfast, a capital da cidade na Irlanda do Norte. Lá compramos um ticket para visitar Giant`s Causeway, passando por outros lugares encantadores no caminho.
O passeio de Belfast para Giant`s Causeway custa por volta de 26 euros, mas também possível ir de Dublin e passar um dia bem aventuroso por 41 euros.

Um dos cenários mais bonitos que já vi nesse mundo. Eu sentia vontade de ficar lá por muito tempo para observar todos aqueles detalhes mais lúdicos que eu estava vendo. É inacreditável o que a natureza consegue fazer e como ela torna tudo muito belo. Por sorte o homem não pode intervir nesta beleza que é o Giant`s Causeway.

Aquele cenário de pedras é supostamente um dos lugares mais exóticos que eu já vi. Ele parece ter sido construído pelo homem, mas não, é uma obra da natureza. E naquela estradinha lá embaixo nós fomos parar, depois de caminhar muito!!!


Aqueles campos irlandeses me fizeram recordar os filmes e histórias que eu lia quando era criança. É muito lindo caminhar por lá!!!
A paisagem é belíssima e é inexplicável a paz que sentíamos enquanto estávamos lá.


Antes de descer passsamos por lugares e paisagens magníficas. Este maravilhoso passeio fechou com chave de ouro esta visita à Irlanda do Norte.


CARRIG-A-REDE ROPE BRIDGE
Suspensa quase 30 metros acima do nível do mar, acredita-se que a ponte de corda foi erguida por pescadores de salmão há mais de 350 anos.
Na década de 1970 ela tinha apenas um corrimão e grandes lacunas entre os slats. Em 2000, uma nova ponte foi construída com a ajuda de alpinistas locais e abseilers. Em 2004 foi construída outra que ofereceu aos visitantes e aos pescadores uma passagem muito mais segura para a ilha. A atual rede de arame foi construída em 2008.
Nós não fizemos questão de cruzar pela ponte. É preciso ter muita coragem para ultrapassar ela.
Houveram muitos casos em que os visitantes, incapazes de enfrentar a caminhada de volta, tiveram de ser retirados da ilha de barco.

Ao chegar lá embaixo a surpresa foi maior quando percebemos que tudo era feito de pedras sextavadas como se o chão tivesse sido pavimentado por homens e os muros também erguidos por eles.



A LENDA DO GIANT`S CAUSEWAY
Existe uma lenda sobre o Giant`s Causeway que diz que um gigante irlandês que queria brigar com um gigante escocês. Mas como não havia um barco grande o bastante para atravessar o mar, o gigante irlandês construiu, com colunas de pedras, uma calçada que ligava os dois países para que o escocês pudesse chegar até a Irlanda.
O valente escocês aceitou a briga. Já a esposa do irlandês, que era mais esperta, quando viu que o gigante escocês era maior e mais forte que o seu marido, mandou ele se disfarçar de bebê para que, quando o escocês chegasse à casa dos dois, pensasse que um bebê tão grande deveria ter um pai enorme!!! E foi o que aconteceu. O Escocês viu o bebê e fugiu correndo destruindo a calçada.
Dizem que a outra ponta da calçada fica na ilha escocesa Staffa que é desabitada, mas não estivemos lá para ver.