IRLANDA
DUBLIN, capital
A Ilha da Esmeralda fica no oeste europeu e é uma dividida entre Irlanda e Irlanda do Norte.
Dublin, a capital da Irlanda, é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional, uma cidade aparentemente simples, mas depois de conhecer você sempre vai querer voltar, pois ela conquista facilmente seus visitantes. São necessários pelo menos cinco dias inteiros para aproveitar as principais atrações da cidade: museus, bibliotecas, galerias de arte, teatros, univesidades, ruas de compras, parques, estádios, etc.
Na hora em que o sol ofusca seu brilho e projeta longas sombras sonolentas na paradisíaca Ilha da Esmeralda, a Irlanda, um pequeno pedaço de terra caído do céu no oceano e coberto por vastos campos verde-claros, em 2014 brindou minha chegada. Sem palavras para descrever o que sinto por este lugar, externo meu ardor apresentando aqui a cidade de Dublin.
Dublin é um lugar extremamente social, repleto de cultura, criatividade e diversão na agitada vida noturna. Os paralelepípedos desalinhados, úmidos e brilhantes na zona mais antiga da cidade, relevante por sua característica medieval, encobrem o olhar e nos conduz com o aroma dos velhos tempos com as folclóricas músicas dos pubs.
Eles são locais onde as músicas: celta irlandesa e rock, rolam soltas com bandas ao vivo ou algum DJ.
O nome Pub tem origem no termo inglês “Public Place”, que significa local público, lugares públicos onde as pessoas costumam se encontrar e socializar, mais ou menos como os botecos brasileiros.
O objetivo do pub irlandês é beber muitas pints e dançar!
TEMPLE BAR, o mais famoso
Qualquer pessoa que já foi à Irlanda sabe a principal característica do irlandês: bebem muito, isso porque a cultura dos pubs é forte. A quantidade de pubs espalhados pelo país comprova que não se pode ir à Irlanda sem tomar, em algum deles, uma Pint, um tradicional copo de cerveja, principalmente a Guinness.
GUINNESS, a cerveja irlandesa
Sua história iniciou em 1759, quando Arthur Guinness iniciou sua fábrica em Dublin. Ainda hoje, após 300 anos de história a Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.
Hoje ela é produzida em 60 países possuindo 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta.
Ao redor do mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos de Guinness diariamente.
Hoje a Guinness é proprietária das marcas Harp, Kilkenny, Red Strip, Kaliber, Smithwick's Ale e participante de fusões com cervejarias locais ao redor do mundo.


Fábrica da Guines em Dublin
LUAS
O Luas, que em gaelic significa "velocidade", cruza pelas ruas movimentando a espetacular cidade.
Ele é um sistema de bonde/metrô leve que circula em Dublin com duas linhas principais: Linha Verde e Linha Vermelha, direcionadas para diferentes ramais fora do centro.
HENRY STREET e GRAFTON STREET
Em uma caminhada ao longo das ruas de pedestres mais cobiçada, encontram-se elegantes lojas de alta costura e nobres perfumarias, além dos artistas que celebram suas habilidades.
Estas ruas são conhecidas pelos entretenimentos, principalmente músicos, poetas e mímicos.
RIVERDANCE
Na primeira vez que cruzei o Gaiety Theatre anunciando a temporada do Riverdance, o reconhecido grupo de Irish step-dancing, não resisti e entrei para assistir ao espetáculo.
RIVERDANCE, o sapateado.
Levar o cachorro para passear, contemplar a estátua de bronze que homenageia Molly Malone, a mulher que encantava os homens vendendo peixes com seu carrinho de mão, e fazer uma visita ao Trinity College, são atividad obrigatórias.
Em todos os anos as flores e as frutas despertam para a abertura do lindo Bloom Festival.
Uma vez ao ano a UCD University College abre suas portas.
No dia de Saint Patrik, o padroeiro daIrlanda, nas ruas se comemora a grande festa.

MOLLY MALONE, a peixeira
VISITA À TRINITY COLLEGE
BLOOM FESTIVAL, Phoenix Park...
UCD UNIVERSITY COLLEGE, open day...

Outras atividades interesantes que podem ser feitas na cidade de Dublin.
PASSEAR EM DUNDRUM
ARTES AO AR LIVRE
CAMINHAR PELAS PONTES
Dublin é uma joia antiga que também se deleita com a beleza natural com uma aventura em cada esquina.
Esta cidade tem parques todos os tamanhos, sempre agradáveis e com espaços para caminhada, corrida ou simples relaxamento, ler um livro, apreciar as flores da estação, além de um piquenique nos dias ensolarados. Com sol, chuva ou neve, caminhar pelos parques de Dublin é sempre agradável.
Maravilhe-se nos inúmeros parques urbanos como o Phoenix Park, o maior parque murado da Europa.

IRISH WAR MEMORIAL PARK
NATIONAL BOTANIC GARDEN
PHOENIX PARK
ST STEPHEN GREENS PARK
ST ANNES PARK
ESPETÁCULOS EM DUBLIN
Dublin oferece diversos espaços para espetáculos, mas é bom reservar com antecedência, pois eles costumam lotar.
AVIVA STADIUM, Phil Collins ao vivo
BORD GÁIS ENERGY, o teatro.
CROKE PARK, Rolling Stones
3 ARENA, Roger Waters e Bryam Adams
Depois de tudo o que você viu, vá além da cidade onde a Baía de Dublin se abre com caminhadas costeiras, pequenas aldeias, amplas vistas do mar e cenários montanhosos.
Vá para as montanhas para uma caminhada, faça escalada em Dalkey Quarry, caminhe pelo penhasco em Howth ou junte-se aos hardcore de Dublin.
BRAY, praia pertinho de Dublin
HOUTH, ao norte de Dublin
MALAHIDE, o castelo
Dublin é pequena, mas conectada com o mundo atraves de vôos muito baratos pela Ryanair, uma empresa de aviao irlandesa que facilita a vida de todos os que andam pela Europa.