ITÁLIA
VERONA, Veneto
Verona é uma cidade na região de Veneto, norte da Itália, cortada pelo rio Adige, o segundo maior da Itália depois do Pó. Ele nasce nos Alpes, na província de Tirol do Sul, perto da fronteira italiana com a Áustria e Suíça, e flui 410 quilômetros através da maior parte do nordeste da Itália em direção ao Mar Adriático.

Me instalei no B&B Vicolo 22 e logo cruzei o portal para conhecer esta nobre área de Verona, o centro histórico, cercado pelo rio Adige, pequeno e cheio de encantos arquitetônicos romanos.


ARENA DI VERONA
Me deparei com o anfiteatro romano na Piazza Bra construído em 30 dC, uma das estruturas mais bem preservadas do seu tipo, internacionalmente famoso por apresentações de ópera.



Na área aberta em frente à arena está o parque Vittorio Emanuele II, com uma estátua dele, alguns restaurantes e o Palazzo Barbieri com a polícia montada garantindo o sossego do local.



O centro histórico é bonito e tranquilo para passear e contemplar sua arquitetura cheia de detalhes.
Nas glamurosas ruas do centro histórico de Verona é possível encontrar as lojas mais importantes da Itália.








PIAZZA DELE ERBI
Nesta praça está a antiga prefeitura, a Torre dei Lamberti, a Casa dei Giudici ("Sala dos Juízes") e as Casas Mazzanti com afrescos.
A Piazza dele Erbi ocupa grande parte do centro de Verona e durante séculos tem sido o centro político e econômico da cidade.




MADONNA VERONA
O monumento mais antigo desta praça é a fonte, 1368, com estátua Madonna Verona, uma escultura romana que data de 380 DC, símbolo importante para os Veroneses.
Significa Mea domina, "minha senhora" em latim, abreviada em madonna. Este era o título de respeito usado pelas mulheres nobres.
O pergaminho de bronze nas mãos dela tem o lema colocado no antigo selo do município de Verona: Est iusti latrix urbs hec et laudis amatrix (esta cidade é portadora de justiça e amante de louvor).

A Torre dei Lamberti, construida em 1403, teve seu topo ser atingido por um raio e suas obras de restauração com uma ampliação, um grande relógio e dois sinos: O Marangona, que marca os horários de trabalho e horas do dia e o Rengo, que era usado para chamar a população às armas ou invocar os conselhos da cidade.
Dentro dela tem uma escada em espiral, possível de subir para admirar a vista panorâmica da cidade.



Perto da Piazza delle Erbi está a Piazza dei Signori com a Prefeitura de Verona.



A cidade de Verona é o cenário do filme "Romeu e Julieta" de Shakespeare. Nela se encontra a Casa de Julieta, uma residência do século XIV com uma pequena varanda com vista para um pátio.


A lenda conta que quem colocar a mão no peito da estátua da Julieta encontrará o amor da vida.


É quase impossível passear por Verona sem reviver a história de Romeu e Julieta, Shakespeare.


Muitas estátuas podem ser encontradas pela cidade.




PONTE DI CASTEL VECCHIO
Esta famosa ponte fortificada sobre o rio Adige, em arcos segmentareres de 48,70m, o maior vão do mundo na época de sua construção, tem um comprimento total de 120m.

A Ponte do Castel Vecchio foi construída em 1355 por Cangrande II della Scala para garantir uma forma segura de escapar, no caso de uma rebelião, da população contra seu governo tirânico.
Ela se manteve intocada até que, ao final do século XVIII, tropas francesas destruíram a torre do lado esquerdo.


Mais adiante, a ponte foi totalmente destruída pelas tropas alemãs em 1945 e reconstruída pelo arquiteto Libero Cecchini em tijolo vermelho na parte superior e em mármore branco na parte inferior.




Enquanto várias pontes cruzam o rio Adige, encontrei a Ponte Pietra, outro importante monumento de Verona. Ela leva ao Castel San Pietro no alto.


