ITÁLIA
MURANO, BURANO E TORCELLO, Veneto
Na bacia de San Marco, em Veneza, embarquei em uma lancha para fazer um passeio de seis horas navegando em direção às ilhas Murano, Burano e Torcello, no norte.


A lancha partiu do Canal Grande navegando nas águas serenas da lagoa veneziana, costeando o norte de Veneza.
Cruzamos pelo Giardini della Biennale e pelas mãos esculturais de Lorenzo Quinn, Bienal de Arte de Veneza 2019, para chegar na ilha de Murano.



MURANO
A lancha atracou em frente à a principal indústria de vidro da ilha de Murano, conhecida pela sua tradição na fabricação de vidro existente há séculos.


Após conhecer a fabricação dos artefatos de vidro, visitei o Museu do Vidro de Murano com milhares de artigos, incluindo frascos fenícios, taças, espelhos, contas de caleidoscópio e um enorme lustre.




Também caminhei pela ilha onde encontrei o canal, a praça, a torre e a igreja de São Pedro.



CHIESA DI SAN PIETRO MARTIRE
Construída em estilo românico e com piso de mosaico colorido, a igreja se encontra imponente na beira do canal.
Histórias contam que ela abriga ossos de um dragão.


Pelas águas azuis da Lagoa de Veneza, à caminho de Burano, cruzamos as ilhotas desabitadas: San Giacomo in Paludo, Madonna del Monte e esta pequena ilhota em frente à ela .



BURANO
Burano é uma ilha na Lagoa de Veneza, ao norte de Murano, perto de Torcello, cortada por três canais e abarrotada de casas coloridas.
Não se sabe ao certo se a cidade foi fundada pela família Buriana ou se os primeiros colonos vieram da pequena ilha de Buranello, cerca de 8 quilômetros ao sul.
Conhecida pelos trabalhos em renda e suas casas coloridas, a ilha transformou-se em um ponto turístico cheio de bares, restaurantes e forte comércio.

Na rua principal, que segue costeando um canal, passei um longo tempo caminhando e contemplando a beleza dos detalhes.



No final da rua principal encontrei esta grande praça cercada por casinhas coloridas.
CAPELLA DI SANTA BARBARA
Construída pelo arquiteto Hans von Burghausen em 1450, a igreja serviu como capela funerária da cidade por muitos séculos, quando seu o andar principal era usado para cerimônias religiosas e orações e o porão servia de ossário.
Seu interior possui um altar gótico de madeira ladeado por dois altares do período barroco e do lado de fora uma escultura representa São Cristóvão.
A torre vem se inclinando na medida que o tempo passa, estando hoje com dois metros de afastamento do eixo principal.


Pelos canais os moradores se deslocam em seu pequenos barcos ou lanchas para as outras ilhas.




Nas portas das casas de Burano são usados tecidos combinando com o colorido das paredes, fazendo da rua um lugar especial.




TORCELLO
A pequena ilha de Torcello tem poucos residentes, mas costuma ficar cheia de turistas no verão com restaurantes ao longo do canal principal servindo almoço.



BASÍLICA DI SANTA MARIA ASSUNTA
Situada no meio da ilha, perto do que resta da praça da antiga cidade, está o principal local de culto católico na ilha de Torcello, um exemplo significativo do estilo veneziano-bizantino.



A torre sineira da Basílica di Santa Maria Assunta constitui um dos pontos de referência característicos da zona norte da lagoa de Veneza.

No retorno para Veneza fui contemplada pelo pôr do sol.



