top of page

IRLANDA

 

CORK, Cork

 

Em uma viagem em direção à Kilkeny, minha flha e eu passamos por Cork, uma das maiores cidades da Irlanda, onde ficamos por dois dias.

Cork, que significa "pântano", é uma cidade universitária no sudoeste da Irlanda, às margens do rio Lee, de onde é conduzido para Lough Mahon e Cork Harbor, um dos maiores portos naturais do mundo por área de navegação.

Expandida por invasores vikingos em torno de 915, Cork já foi totalmente murada e os restos do antigo centro da cidade medieval podem ainda ser encontrados nas ruas principais.

DSCN5291_edited.jpg


Era foi minha primeira viagem para o sul da Irlanda de ônibus, quando eu observei a natureza irlandesa e me encantei com ela. 

A maioria das planícies são revestida de turfa e com abundantes trevos, musgos e hera. Os bosques naturais estão quase ameaçados de extinção, transformando-se em pastagens e campinas.

DSC_0007_edited.jpg

 

CIDADES DA IRLANDA

Fotografei diversas cidades na Irlanda e observei que todas elas são muito parecidas, com as mesmas caracteristicas construtivas: casas geminadas de dois ou três pavimentos e coloridas.

DSC_0050_edited.jpg

 

PASSEANDO EM CORK

Chegamos em Cork e fomos direto ao Bru Bar & Hostel, onde deixamos nossas mochilas e logo saímos para conhecer a cidade, passeando primeiro pelos arredores do hostel, entrando em todos os lugares para conhecer os detalhes da cidade, que são muitos. Cada lugarzinho pitoresco que encontramos contava um pouco da história da cidade.

Hoje tem novos produtos inovadores e experiências de marca premium, como a Brewing, lançada em 2010, uma abordagem de longo prazo com valor sustentável.

HEINEKEN

Passamos em frente à Heineken Ireland, uma das principais empresas de cerveja e sidra da Irlanda, construída sobre uma orgulhosa herança de fabricação de cerveja que começou em Cork há 160 anos. 

PEQUENAS PORTAS EM CORK

O tamanho destas portas nos fez acreditar que lá viviam pessoas de baixa estatura

CATHEDRAL SAINT. MARY & SAINT. ANNE

No alto do morro chegamos à Catedral de Santa Maria.

Naquela região de Cork é cheinho de ruelas e becos, espaços estreitos, onde só passa um carro, e com calçadas para uma pessoa.

DSCN5385_edited.jpg

Estávamos do lado Norte de Cork, um lugar mais alto, quando descemos observando as típicas casas irlandesas, até encontrar a avenida N20, que leva à ponte que cruza o rio Lee e chega na pequena ilha no centro da cidade.

DSCN5392_edited.jpg
DSCN5384_edited.jpg

 

RIO LEE

 O rio Lee nasce nas montanhas de Shehy, na fronteira ocidental do condado de Cork. Ele flui para o leste onde se divide em dois. Sua divisão forma a ilha onde o centro da cidade de Cork é construído. O Lee deságua no mar Celtic em Cork Harbour, a costa sul, um dos maiores portos naturais do mundo. 

DSCN5396_edited.jpg

 

CENTRO DE CORK

 Cork tem um centrinho muito charmoso, repleto de pubs e galerias de arte. Mas como naquele dia não havia sol e, estávamos cansadas da viagem, decidimos ir para o hostel jantar e curtir o bar.

 

BRU BAR & HOSTEL

O nome já diz que, além de hostel, ele é um bar. Jantamos e ficamos um bom tempo no bar ouvindo música e vendo os irlandeses, que bebem muito, se divertirem.

 

DIA SEGUINTE NO CENTRO DE CORK

Amanheceu um raro dia ensolarado em Cork, quando visitamos a CrowFord Art Galery, que contrastava com o moderno prédio da Cork Opera House ao lado.

 

ENGLISH MARKET

A próxima visita foi no  antigo mercados municipal Inglês, um mercado de alimentos coberto que existe desde 1788.

DSCN5523

Depois da visista ao Mercado Inglês, passeamos mais um pouco pelo centro de Cork, curtindo as arquiteturas do mesmo estilo.

 

THE GLUCKSMAN

Fora da ilha do centro, na beira do rio Lee, está a Lewis Glucksman Gallery, uma instituição cultural e educacional que promove a pesquisa, criação e exploração das artes visuais.

Localizado na entrada principal da University College Cork, o Glucksman é um edifício premiado por sua arquitetura, que inclui espaços expositores, salas de conferências, um restaurante à margem do rio e uma galeria de lojas.

O sol estava so pondo quando, antes de embarcar para Kilkeny, voltamos à beira do rio Lee para fazer nossa despedida de Cork.

DSCN5471_edited.jpg
DSCN5460_edited.jpg
bottom of page