TURQUIA
CAPPADÓCCIA, Anatolia
Escutei tantas mentiras sobre o perigo na Turquia que demorei para decidir viajar sozinha para lá. Sempre que buscava na internet um lugar para minha próxima viagem, cruzava o mouse pela Turquia e pensava: um dia vou para lá! Esse dia chegou com a decisão de ir sozinha mesmo, uma vez que nenhuma amiga estava livre para me acompanhar nas datas disponíveis para mim.
Enfim, passei doze dias andando sozinha neste país, começando por Konya, a cidade espiritual da Turquia, depois visitei Cappadocia e Istanbul.
A Capadocia é uma região semi-árida no centro da Turquia, conhecida por suas altas formações rochosas agrupadas em Monks Valley, Göreme e outros lugares ao redor com casas nas rochas e cidades subterrâneas esculpidas por moradores de cavernas.

PRIMEIRO DIA NA CAPADÓCIA
Cheguei de ônibus na Capadócia depois de Konya para Nevsehir.
Meus transtornos começaram quando cheguei na estação de ônibus em Nevsehir e não havia um ônibus para me levar à Göreme, a cidade base, meu destino final.
A angústia também fez parte desta viagem pela Turquia onde poucos falam inglês, mas depois de algumas horas de viagem eu estava contemplando esta maravilha da natureza Turca.



Eu queria aproveitar para viver a experiência de dormir em uma caverna e por isso me hospedei em um cave hostel, o que foi interessante pelo ambiente criado pela escavação, mas ao mesmo tempo percebi que em alguns pontos do quarto caia do teto uma areia fininha e clarinha o que justificava a pouca iluminação.


Fiz o chek-in e logo saí para ver aquilo que jamais imaginei existir. Mesmo tendo feito diversas buscas pela internet com fotografias de Göreme fiquei sem palavras pela sensação que tive ao andar naquela cidade onde tudo é formado por areia, ou da cor dela.


Estas são imagens típicas da turquias onde as tapeçarias ficam penduradas nas paredes das lojas e os turcos esperam para oferecer seus produtos aos turistas.




Sem dúvida, em Göreme, para cada lado que eu olhava, um encanto de cenário eu avistava.



Inúmeras hospedagens espalham-se por Göreme e a sua maioria está icrustradanas pedras, em cavernas.




SEGUNDO DIA NA CAPADÓCIA
Embarquei para fazer o Green Tour que me levou, primeiramente, para visitar a cidade subterrânea Derinkuyu Yeralti Swehri, um dos lugares que mais me impressionou.
Mas o que são estas cidades subterrâneas da Capadócia? São cidades construídas no subsolo.

Na Capadócia existem diversas cidades subterrâneas abertas para visitação e muitas outras que ainda não foram devidamente exploradas pelos historiadores.
A cidade de Derinkuyu se estende por 8 quilômetros de comprimento e 85 metros de profundidade abaixo do solo, composta por câmaras e instalações.



Contam as histórias que estas cidades começaram a se formar há mais de 3 mil anos pelos Hititas que escavavam as rochas para se proteger e que eles acabaram salvando diversas civilizações como os cristãos, os últimos que se refugiaram para propagar sua fé quando o cristianismo ainda era proibido.
Muito interessante entender que o ser humano, por necessidade, se adapta em qualquer ambiente. As cavernas contam com espaços para cozinhar, dormir, tratar os animais e outras funções necessárias para a sobrevivência do povo.



IHLARA VALLEY
O Ihlara Vadisi Aksaray é um vale com 120 metros de profundidade e 14 quilômetros de comprimento, naturalmente esculpido parecendo um cânion.


O córrego Melendiz, que acompanha a caminhada, é chamado de Potamus Kapadukus, o que significa Córrego da Capadócia e, segundo os antigos habitantes do vale, é chamado de “Peristremma” que significa o povo da água que gira e flui.


Nesta caminhada também me dediquei para visitar a Igreja Ylanli, no alto, datada entre os séculos IX e XII. Ela se difere das outras por sua planta e afrescos.



IGREJA YILANLI
Com a entrada principal destruída pode-se ver os túmulos de monges e mais de perto os afrescos.



No caminho pelo vale de Ihlara a natureza se apresenta com diversas características.




Durante a caminhada também encontrei estas esculturas interessantes.



O vale de Ihlara, na fronteira da província de Aksaray, no sul da região da Capadócia, começa em Ihlara Village e termina em Selime.




SELIME KATEDRALI
A visita seguinte foi ao Mosteiro de Selime, uma construção impressionante esculpida na rocha e recortada diretamente no tufo vulcânico.


No seu interior alguns afrescos originais danificados pelo clima podem ser encontrados. Sinais de civilizações antigas estão presentes no local. Hititas, persas, romanos, cristãos primitivos, bizantinos, turcos seljúcidas e otomanos são alguns dos muitos habitantes que se estabeleceram aqui.



No seu exterior, a paisagem mostra o solo arenoso onde os tufos apontam para o céu.


PIGEON VALLEY
O Vale dos Pombos. que se estende entre Göreme e Uçhisar, está entre as trilhas mais populares da Capadócia. Cheguei no Pigeon Valley e logo encontrei os pombos no topo do vale. Na Capadócia, seus ovos e excrementos foram usados durante muito tempo para diferentes propósitos.
Ao longe se pode ver um dos lados de Uçhisar, a cidade dominada por uma montanha-castelo de 60 metros de altura.
Uçhisar tem a forma de uma grande torre cilíndrica. Este maciço é atravessado por inúmeras passagens subterrâneas e salas, que agora estão bloqueadas ou intransitáveis.




A próxima e última parada do Green Tour foi para contemplar o King Valley que me impressionou por sua beleza.
Retornamos para Göreme e, à noite, aproveitei para conhecer a cidade iluminada.


Sempre me hospedo em hostel para fazer amizades e, desta vez, não foi diferente. Com a mexicana Itzel fui ao Firin Express degustar pratos típicos da Turquia.
O prato de carne feito no vaso de cerâmica tradicional, que você tem que quebrar, foi degustado por Itzel. Eu me deliciei com os pratos veganos: sopa e pizza.


TERCEIRO DIA NA CAPADÓCIA
Neste dia embarquei para fazer o Red Tour, começando por uma visita em Uçhisar, um povoado ao lado de Göreme.

Uçhisar serviu como área residencial, bem como claustros na época bizantina. Originalmente, cerca de 1.000 pessoas viviam nesta montanha-castelo que hoje não é mais habitada.


A natureza do terreno de Uçhisar era propícia à defesa, enquanto a camuflagem dos edifícios proporcionava uma melhor defesa contra os atacantes.

GöREME OPEN AIR MUSEUM
Complexo de igrejas esculpidas em rocha vulcânica durante a Idade Média e decoradas com afrescos.
Neste museu aberto admirei exemplos de arte bizantina e igrejas esculpidas na rocha com belos afrescos que datam do século X ao século XIII.



Infelizmente não é permitido fotografar no interior das igrejas, uma vez que seus afrescos podem ser afetados pelo flash das câmeras.
Karanlik Kilise Church, a mais bonita das igrejas, é uma Dark Church, uma igreja monástica que data de meados do século XI.



BEZIRHANE SERAMIK
A parada seguinte foi em uma galeria de arte onde presenciei uma demonstração de como fabricar e pintar objetos de cerâmica.



TAFANA STAKE HOUSE
Neste restaurante comi um prato vegetariano feito de legumes em uma tigela de barro.


VALE DEVRENT
Conhecido como o Vale da Imaginação ou como o Vale Cor de Rosa, ele belo por suas formações. As formas das pedras fazem com que os visitantes viagem em sua imaginação. As mais reconhecidas são: um camelo, uma mão e um chapéu conhecido com o de Napoleão. O vale também leva o nome de cor rosa, pois o reflexo do sol nas rochas cria uma tonalidade rosada que faz com que o visual fique ainda mais especial.

FAIRY CHYMMEIS
Cada vale da Capadócia tem rochas em formas diferentes.
Estas são as famosas “chaminés de fadas”, uma paisagem surreal de formações rochosas naturalmente esculpidas.



VALE DO AMOR
Love Valley é um lugar com outras maravilhas naturais, o lar de monumentos gigantes em forma de pênis, que foram deixadas pela mãe natureza e agora são um grande sucesso entre os turistas.

Estas enormes estruturas fálicas naturais parecem uma antiga espécie de homenagem à fertilidade masculina.



No retorno do Red Tour fiz um passeio a pé pela cidade de Göreme para conhecer as casas incrustradas nas rochas.




As formações rochosas com formas exóticas criam cenários inóspitos em Göreme.


Também aproveitei meu passeio para fotografar casas em estilo turco.



O dia terminou em um bar com Itzel, a mexicana, no centro de Göreme, onde bebemos cerveja turca e comemoramos nosso encontro.


TERCEIRO DIA NA CAPADÓCIA
Neste dia eu pretendia voar em um balão de ar quente, famoso na Capadócia. A van me pegou no hostel as 5hs da madrugada para me levar ao parque onde os balões decolam. Esperamos no local por 30 minutos quando recebemos a informação de que naquele dia havia muito vento e que não seria possível voar.
Retornei ao Hostel para o café da manhã e logo parti para visitar a Müze Cd, a estrada que leva ao Göreme Open Air Museum, por onde eu havia passado de van e queria sentir de perto o ambiente.



Caminhar pela Müze Cd realmente causa a sensação de estar em outro mundo, despertando a imaginação de que seres estranhos irão surgir de dentro das cavidades dos tufos, janelas e portas das moradas de antigamente. Confesso que senti um pouco de medo de andar neste lugar.


Mais adiante a paisagem se abriu para um novo cenário onde humanos enfeitam a paisagem com obras de arte, pombos voavam livremente e cavalos tristes aguardam pelo próximo turista passear.



No retorno para o centro de Göreme contemplei o jeitinho turco de enfeitar suas casas e calçadas.


QUARTO DIA NA CAPADÓCIA
Neste dia o vento estava propíco para voar. Amanhecia quando a van me levou novamente ao parque. Desta vez haviam diversos balões coloridos se preparando para decolar.
Eu estava emocionada vendo que alguns já estavam no céu enquanto meu ainda se preparava para alçar voo. São necessários vários homens para encher um balão.


Quando o balão estava quase cheio e pronto para voar, entramos no cesto e partimos. Do alto eu avistava alguns balões que ainda estavam no chão.



HOT AIR BALLON
Minha amiga mexicana indicou Mehmet, o piloto para este voo. Conversei com ele antes de voar, que me atendeu super bem. Quero deixar aqui o seu contato porque considero que ele fez o voo mais bonito de todos nos levando para dentro dos vales e acima de todos os balões: MEHMET

Voar em um balão é tranquilo, mas houve um momento em que me assustei: Mehmet nos levou para dentro de um vale e tive a sensação de que o balão iria chocar com as paredes.



O olhar desde o céu deixa os tufos com tonalidades rosadas em um degradê vibrantes. Estas paisagens são incríveis vistas do alto. Vale a pena voar para ver esta maravílha.


A parte mágica foi quando Mehmet levantou o voo para acima de todos os outros balões e eu senti como se estivesse em outra dimensão. Ficar parada no ar em uma altura de 10.000 metros é uma experiência que levarei para sempre no meu coração.



Ainda mais quando percebi que Mehmet havia nos isolado dos outros balões. Fiquei sem palavras ao olhar para baixo e ver a solidão do nosso balão.
Com certeza ele é o melhor piloto!

Na descida para o parque eu tive a certeza de que esta foi uma das minhas experiências mais belas.



Na medida que o balão baixava, minha vontade de seguir voando aumentava.


Ao final, a grande comemoração com Mehmet, o piloto do meu coração.




Assim é a Capadócia! Desta cidade maravilhosa embarquei em um avião em direção à Istambul.